O Grupo Martelli, empresa que atua no transporte de grãos,divulga que incorporou à sua frota 171 FH 540 6x4. Os novos veículos são para renovação de uma frota de 1.045 caminhões, 60% deles Volvo. O grupo, com sede em Jaciara (MT) movimenta soja, milho e fertilizantes para empresas como Bunge, ADM, Cofco e Cargill.
São duas rotas que partem do centro-norte e região norte do Mato Grosso. A primeira vai até o terminal ferroviário de Rondonópolis (MT) e tem 650 quilômetros. A segunda, ao norte até o Porto de Miritituba, no município de Itaituba (PA). Uma viagem de 1.200 quilômetros pelas condições severas da BR 163.
O terminal no Pará é o ponto de partida da hidrovia do rio Tapajós até os portos de Santarém e Barcarena e de lá para os principais mercados do mundo. Cada caminhão da Martelli roda em média 10 mil km por mês em configuração bitrem e rodotrem com capacidade de 48 toneladas a 50 t de carga líquida.
“Nós compramos o caminhão que o motorista gosta de trabalhar e hoje a preferência é Volvo. Eles querem o FH”, afirma o sócio-proprietário da transportadora, Genir Martelli. O executivo completa dizendo que a opção pelo FH é uma estratégia de manutenção do quadro e contratação de motoristas. “O FH tem potência elevada, o conforto é excelente e o motorista gosta de conduzir um caminhão imponente”, diz.
O negócio contou com a participação da Volvo Financial Services, que financiou a maior parte do lote de veículos.