A fábrica da Randon Implementos e Participações, que industrializa vagões ferroviários de carga e semirreboques, inaugurada no último mês de março e que demandou investimentos de R$ 100 milhões, entregou neste mês de julho à MRS Logística o primeiro lote de produtos fabricados no interior paulista.
Os implementos comercializados são vagões plataforma, modelo PET, projetados para o transporte de materiais siderúrgicos e contêineres de 20 e 40 TEUs. Os equipamentos possuem um peso bruto total (PBT) de 130 toneladas e serão aplicados nas operações nas vias de bitola larga da MRS. Vale lembrar que para o setor ferroviário a estrutura instalada em Araraquara fabrica, ainda, os modelos hopper, gôndola, tanque, carga geral, plataforma, sider e telescópico.
A estratégia da unidade, que além dos vagões ainda fabrica semirreboques, é, neste primeiro momento, industrializar equipamentos que atendam a demanda de produtos característicos da Região Sudeste do país, utilizados no cultivo da cana-de-açúcar e no transporte de cargas industrializadas.
A logística de produção e distribuição dos vagões ferroviários é, de acordo com a Randon, favorecida pela infraestrutura rodoferroviária da região. Com uma área total de 122 hectares, sendo 25 mil m² de área construída – entre fábrica, área administrativa e de apoio –, a Randon Araraquara conta com uma capacidade de produção para até 2 mil unidades por ano.