A Allink Transportes Internacionais, empresa de consolidação de contêineres do Grupo Wilson, Sons, inaugura em outubro o primeiro serviço de consolidação marítima interligando o Porto de Hamburgo ao Porto Tecon Suape, em Pernambuco.
O novo serviço atenderá ao importador cuja única opção é rodoviária e aérea. A principal vantagem será a redução do tempo de importação de matérias-primas, peças e componentes para a indústria ou mercado consumidor do Nordeste.
Até agora, os importadores instalados em Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Natal (RN) tinham de incluir suas cargas em contêineres consolidados com destino aos Portos do Sul e Sudeste. Esse tipo de operação gerava perda de tempo no transporte dos produtos da região Sul/Sudeste para o Nordeste a custos elevados.
Hoje, o importador utiliza a opção acima ou embarca a carga pelo modal aéreo, além de ter de pagar por um contêiner cheio mesmo quando sua carga é menor, ou seja, fracionada. A rota terá um tempo de trânsito de aproximadamente 11 dias para que a carga saia do Porto de Hamburgo e chegue ao Porto de Suape.
A previsão é de que o serviço absorva parte da carga aérea hoje embarcada para o Nordeste, principalmente porque atualmente os vôos chegam via aeroporto de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ) e são transferidos via aérea por rotas nacionais, o que demanda vários dias, em função dos trâmites nos aeroportos brasileiros.
A operação montada pela Allink visa diminuir o tempo de trânsito entre a Europa e o Nordeste brasileiro, assim como o custo do transporte. O desembaraço da carga será efetuado diretamente no Tecon de Suape, em que o contêiner será aberto para que os importadores e seus respectivos despachantes aduaneiros tenham acesso à carga.
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