Após uma longa negociação, foi anunciada a compra, por um grupo de 13 funcionários, da Clark Material Handling South America Ltda. (CMHSA). A compra foi feita junto à empresa americana Forklift LP Corporation, "antiga" Clark Material Handling Company.
Após a aquisição, que foi concluída em abril de 2004, a empresa manteve seu nome e razão social como (CMHSA). Como, todavia, por um acordo com a "nova" Clark Material Handling Company, comprometeu-se a descontinuar o uso da marca Clark ao término de um período combinado entre as partes, a empresa está trabalhando com novas marcas comerciais, entre elas a CMH. A CMHSA possui sede em Campinas, com uma central de distribuição de partes, peças e suprimentos para empilhadeiras. Até abril de 2004, atendia exclusivamente à marca Clark. Agora, está investindo em estoque para pronto atendimento também a outras marcas do mercado, como Yale, Hyster, Komatsu, Nissan e Mitsubishi, entre outras.
De acordo com Aldo da Silva Neves, diretor de Marketing e Comércio Exterior da empresa, os novos donos iniciaram um projeto de reformulação e expansão dos negócios, visando abranger não apenas o segmento de empilhadeiras como também outros voltados à movimentação de materiais, como o de equipamentos de construção "É um negocio muito grande. De início, nos concentramos em nossa especialidade, que é o mercado de empilhadeiras mas, pouco a pouco, pretendemos diversificar", assegura o diretor. Ele complementa que a nova marca já está de "cara nova", com a cor azul substituindo a antiga, e com nova logomarca.
Entre maio e dezembro do ano passado, a empresa investiu cerca de R$ 600 mil na adequação do estoque de peças, inclusive de outras marcas além de Clark que, de acordo com Neves, são adquiridas de várias fontes no Brasil e no mercado externo, todas confiáveis e com excelência em qualidade. Aliás, entregar sistematicamente produtos de qualidade e buscar a melhoria contínua de processos, produtos e serviços são compromissos essenciais dentro do projeto da empresa, que visa a certificação pela norma ISO 9000 ainda no primeiro semestre de 2005. A empresa conta com uma rede de fornecedores no Brasil, Europa, Ásia e Estados Unidos.
Além do centro de distribuição em Campinas, atende a todos os Estados brasileiros por meio de uma rede de distribuição e revendas de peças e prestação de serviços, atendendo inclusive a clientes no exterior.
Continuidade
A CMHSA surgiu em julho de 1996 como uma subsidiária integral da antiga Clark Material Handling Company, então fabricante das empilhadeiras Clark e com sede na cidade de Lexington, Estado do Kentucky (EUA). A entidade brasileira era legalmente ligada à matriz e tinha como propósito apoiar as operações da marca no País e, a partir de 2000, também nas Américas do Sul e Central, em que atuou até meados de 2003, atendendo a todos os clientes na região.
Em 2003, a matriz norte-americana, em dificuldades financeiras, vendeu parte substancial de seus ativos nos EUA, Europa e Ásia, mas não houve interesse de nenhum dos compradores – inclusive do grupo coreano Young An Hat Company, agora detentor da marca Clark e fabricante das empilhadeiras da marca – nas atividades da subsidiária brasileira, daí a decisão dos funcionários de adquirir o controle da empresa, garantindo sua sobrevivência e a continuidade do atendimento ao mercado.
"Com o controle da empresa, conseguimos manter o quadro de funcionários, preservar e fortalecer o relacionamento com o mercado que construímos ao longo destes oito anos e honrar compromissos assumidos, além de assegurar e melhorar ainda mais os serviços prestados, uma vez que o foco no cliente é a própria razão de ser de nossa empresa", assegura o diretor.
Além dele, a diretoria executiva é formada por João Meiado, diretor de Logística e Gestão de Materiais; Elson José Rodrigues, diretor de Vendas para o Mercado Doméstico; e Luís Humberto Voigt, diretor de Administração e Finanças. A sociedade é composta por 13 membros, com participações diferentes no capital da empresa.
Assim, a CMHSA não tem responsabilidade legal pela frota das empilhadeiras produzidas pela Clark e suas outras subsidiárias. A empresa destaca que as garantias de fábrica das empilhadeiras da marca Clark eram, são e continuarão sendo da empresa fabricante. A empresa é agora totalmente desvinculada do nome Forklift e da "nova" Clark, pertencente ao grupo coreano.
A venda pela Forklift aos compradores brasileiros foi aprovada nos Estados Unidos em abril de 2004, e compreende toda a subsidiária brasileira no estado em que se encontrava, incluindo todos os ativos e passivos e também o nome da empresa.
CMHSA: (19) 3278-3377