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TCP terá rota direta de exportação para a África

Estimativa de embarque é de 600 contêineres por semana
Por Redação em 30 de julho de 2015 às 12h15 (atualizado em 22/11/2015 às 23h04)

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) passa a receber, a partir de agosto, navios com rota para o Oeste e para o Sul da África. Com o novo serviço, o terminal oferece atendimento pleno para clientes que têm negócios nestas regiões, com embarques e desembarque semanais.

TCP terá rota direta de exportação para a África
Se antes o terminal operava apenas no transbordo de cargas, agora oferece atendimento direto. “Nós estamos ampliando a possibilidade do cliente em utilizar os portos de origem e destino, sem precisar descarregar a carga em outro local que não seja o seu destino final”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente da TCP.

Outro fator positivo do novo serviço é a economia gerada para exportadores que utilizam a rota para negócios de exportação, principalmente, de commodities como frango congelado, fubá e açúcar. “Os clientes com origem no Paraná ou na região de influência do terminal precisavam encaminhar suas cargas para o estado vizinho. Com o atendimento direto em Paranaguá, o cliente reduz a cadeia logística e o custo operacional, economizando no frete rodoviário e reduzindo o custo total da carga”, diz.

O novo serviço também diminui o tempo de espera para que os exportadores possam despachar suas cargas, com escalas semanais em Paranaguá. Antes, o navio fazia escalas quinzenais no porto vizinho. Agora, o exportador conseguirá fazer a venda semanalmente, reduzindo custo de armazenagem e melhorando o seu fluxo financeiro.

A estimativa é a de que o terminal tenha um volume de 600 contêineres por semana. “O armador que usava o serviço indireto se torna mais competitivo, oferecendo ao cliente a opção do embarque direto com redução no custo. Outro diferencial é que o novo serviço além de atender o Oeste da África passa a atender a região Sul do continente, o que antes não acontecia”, diz.

O serviço contará com a participação dos armadores CMA CGM, NileDutch e Hamburg Sud e escalará os seguintes portos Africanos: Durban, Port Elizabeth, Cape Town, Luanda e Pointe Noire.

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