O Porto de Paranaguá movimentou, em junho, 4,6 milhões de toneladas de carga em atividades de exportação e importação. O resultado é 0,3% superior ao antigo recorde, registrado em maio de 2013, quando foram movimentadas 4,591 milhões de t.
O escoamento da produção agrícola brasileira atingiu seu ápice na metade de 2015, com o auge do período de colheita de grãos, preço das commodities em alta e câmbio favorável para o agricultor. A combinação desses fatores, aliada a uma estrutura portuária pronta para receber a demanda do campo, resultou nesse incremento na movimentação.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, a marca de 2015 é 12,7% superior às 4 milhões de t movimentadas em junho de 2014. O recorde se dá principalmente por causa da exportação da agropecuária. Foram 1,38 milhão de t de soja escoadas ao longo do mês, resultado 64% superior ao mesmo mês do ano passado. O açúcar, com 392 mil t e 16% de crescimento, e o milho, com 195 mil t e 125% de aumento, também colaboraram com o resultado.
Segundo o assessor técnico e econômico da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Nilson Hanke Camargo, o mês de junho foi o momento ideal para o produtor agrícola paranaense exportar sua produção. “A demanda chinesa se mantém em alta e a safra americana não está correspondendo às expectativas, o que puxa os preços dos produtos colhidos no Brasil para cima. Além disso, o câmbio está favorável para o produtor brasileiro exportar”, afirma.
A movimentação de contêineres pelo Porto de Paranaguá também cresceu em relação a junho de 2014: foram 2% de alta, com 65,4 mil TEUs movimentados em junho de 2015. Na exportação, a alta foi ainda maior, com 13% de crescimento e 31,6 mil TEUs.
Recebimento de caminhões
O pátio de caminhões do Porto de Paranaguá registrou, também durante o mês de junho, a entrada de 44,7 mil veículos para descarregar soja, farelo e milho. O número representa um aumento de 107% em relação ao mesmo período de 2014, quando o pátio recebeu 21,5 mil veículos, e de 8,5% em relação o recorde anterior, registrado em maio de 2013, com 33,7 mil caminhões. No acumulado do ano de 2015, o pátio de triagem do Porto de Paranaguá recebeu mais de 196 mil caminhões para descarga de grãos.
O aumento no movimento de caminhões se deve aos investimentos, de R$ 7,49 milhões, feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), nos últimos anos, em melhorias no pátio de triagem – local que recebe os veículos e onde é feita a amostragem do produto antes do embarque e onde, ainda, os caminhoneiros podem descansar com segurança.Foram feitas melhorias no acesso, para agilizar a entrada e a saída dos veículos, e no sistema de classificação dos produtos, o que reduz o tempo de permanência dos caminhões no local e permite um rodízio maior de veículos. Além disso, com essas melhorias, não há o transtorno de tráfego de veículos na cidade de Paranaguá, mesmo em períodos de grande movimentação de carga.