A América Latina Logística vendeu à Sogo Southtrading sua participação de 25,5% no Terlogs – Terminal Marítimo Ltda. – por R$ 52 milhões. Trata-se de um complexo graneleiro para movimentação com origem ou destino no Porto de São Francisco do Sul (SC), considerado hoje o quinto maior do Brasil em movimentação de contêineres. O Terlogs foi criado a partir de uma parceria do Grupo Agrenco e a ALL, na qual coube ao operador logístico ceder o terreno no Porto e ao Grupo, a realização de investimentos para a construção do terminal. A obra conciliava interesses de ambas as empresas e elevou a capacidade de armazenagem de cargas, além de intensificar as operações de importação de fertilizantes, trigo e malte, e exportação de soja, farelo, milho e açúcar, escoados pelo Porto de São Francisco do Sul.
A aliança com a Agrenco faz parte de um projeto de ampliação da infra-estrutura logística em torno da malha ferroviária da ALL em parceria com os clientes, aproveitando a disponibilidade de terrenos nas áreas de concessão. Com a venda da participação na Terlogs, a América Latina Logística reafirma seu foco nas operações de transporte. Porém, a parceria entre ambas as empresas continua. É que a ALL firmou um contrato com a Inlogs, empresa especializada na administração e operação de grãos e derivados, também do Grupo Agrenco, para o transporte de 23 milhões de toneladas de granéis agrícolas no período entre os anos de 2005 e 2027. A Inlogs disponibilizará à ALL 240 vagões novos este ano.
Com o Terlogs, a ALL teve seu market share aumentado de 55% para 83% no terceiro trimestre de 2004 e um crescimento de 40% do volume transportado pela companhia para o Porto. Atualmente, a América Latina Logística possui 15 mil quilômetros de vias férreas no Brasil e na Argentina, uma frota com 2,5 mil veículos, 17 mil vagões, 584 locomotivas e 160 road railers (carretas bimodais para transporte rodoferroviário), além de armazéns, terminais e centros de distribuição.
O Grupo Agrenco é uma empresa internacional de corretagem e consultoria para o agribusiness. Além do Terlogs e da Inlogs, fazem parte do Grupo a Finacom (operações e serviços financeiros), Fertlogs (fornecedora de fertilizantes), CM Commodities (especialista em operações de compra e venda de commodities agrícolas) e Agrifreight (afretamento marítimo).
www.all-logistica.com.br