O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), localizado no Porto de Paranaguá (PR), recebeu, no dia 17 de junho, seis transteinêres que equiparão o novo cais de atracação, utilizados para a movimentação interna de contêineres no pátio do terminal.
Fabricados na China pela empresa finlandesa Kalmar, os transteinêres do modelo E-One² foram adquiridos por R$ 37 milhões, montante que faz parte dos mais de R$ 365 milhões investidos pelo TCP nos últimos três anos em seu projeto de modernização e ampliação.
Constituídos por uma estrutura metálica de 29,5 m que se movimenta sobre quatro conjuntos de pneumáticos, os novos equipamentos são capazes de elevar e transladar cargas de até 50 toneladas em pilhas de até seis contêineres de altura. “Como são mais altos que o padrão, que é de cinco contêineres, com eles é possível aumentarmos o tamanho das pilhas e a capacidade de aproveitamento do pátio”, destaca Juarez Moraes e Silva, diretor superintendente do TCP.
O executivo explica ainda que os novos transteinêres, movidos a diesel, têm capacidade para operar por 72 horas ininterruptas sem reabastecer e com uma velocidade de operação de um contêiner por minuto. “Isso proporcionará uma redução significativa no tempo de espera para retirada do contêiner”, ressalta.
A chegada do segundo lote, com mais quatro transteinêres, está prevista para o dia 15 de julho. O TCP possui atualmente 20 equipamentos em operação, que foram reformados para realizar, também, a movimentação de pilhas de até seis contêineres.