Ibovespa
129.125,51 pts
(1,74%)
Dólar comercial
R$ 5,81
(0,05%)
Dólar turismo
R$ 6,04
(0,05%)
Euro
R$ 6,05
(-0,67%)

Iniciadas as obras do Cone Aratu

Plataforma logística ocupará uma área de 4 milhões de m² em Simões Filho
Por Redação em 2 de dezembro de 2013 às 10h22

A Cone S/A, sociedade composta por acionistas da Moura Dubeux Engenharia e do Fundo de Infraestrutura (FI-FGTS), gerido pela Caixa Econômica Federal, anunciou, no último dia 21 de novembro, o início das obras do Cone Aratu, plataforma de multiempreendimentos e logística industrial com soluções multimodais e infraestrutura posicionada próximo ao Complexo Industrial Portuário de Aratu (BA). Ao todo, serão investidos, até 2024, R$ 1,3 bilhão no desenvolvimento da estrutura.

O empreendimento, que também atenderá às demandas logísticas da região metropolitana de Salvador, ocupará uma área total de 4 milhões de m² no município de Simões Filho. O local está próximo aos grandes centros urbanos do estado, a cerca de 32 km da capital, 22 km do aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, 15 km de Camaçari e junto à BR 324.

Na primeira fase do projeto serão terraplanados 900 mil m² e concebidas duas estruturas. A primeira, denominada Multimodal, é uma plataforma logística com acesso aos quatro principais modais de transporte – rodoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário. A segunda estrutura é chamada de Plug & Play e consiste em áreas prontas para uso, com infraestrutura e licenciamentos necessários. Ao todo, esta fase, que terá 460 mil m² de galpões, demandará investimento de R$ 540 milhões, sendo que R$ 270 milhões serão obtidos por meio de financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e o restante com recursos da própria empresa. As obras devem estar concluídas em cinco anos.

A expectativa é de que as obras de terraplenagem da primeira fase movimentem cerca de 7 milhões de m³. No pico da obra, estarão trabalhando no canteiro do Cone Aratu cerca de dois mil funcionários, 40 caçambas e 25 máquinas de produção que vão realizar uma média de 850 viagens/dia de transporte de terra. Cada caçamba é capaz de transportar, por viagem, 14 m³ de terra.

Empreendimento 

Os projetos do Cone Aratu têm como objetivo estabelecer um diversificado portfólio para os clientes, que irão dispor de uma logística integrada podendo utilizar ao mesmo tempo dois serviços com a marca Cone: Multimodal e Plug&Play. Nessas duas áreas serão instalados CDs próprios para os mais diversos segmentos empresariais, galpões para operadores logísticos, truck center, terminais de granéis líquidos e sólidos, pátios para contêineres, cargas gerais e granéis.

Segundo o vice-presidente da Cone S/A, Angelo Bellelis, a ideia é implantar na primeira fase produtos de excelente padrão construtivo, atendendo à demanda das empresas que necessitem de centros de distribuição próximos aos centros de consumo. “Na próxima fase do projeto, além destes, o mercado terá acesso a espaços voltados para serviços, com a instalação do multicenter, com completa infraestrutura de hotéis, edifícios empresariais e centros de serviço”, diz.

Demanda

Para entender toda a dinâmica da região, desde o inventário e qualificação dos espaços logísticos e industriais até o fluxo detalhado de cargas dos diversos segmentos de mercado, o projeto contou com pesquisas e estudos de mercado. Com base nestas análises, a plataforma Cone Aratu surge para ajudar no atendimento da demanda por esse tipo de produto no estado.

De acordo com o presidente da Cone S/A, Marcos Roberto Dubeux, o estudo demonstrou que a localização do Cone Aratu é estratégica, pois está próxima à principal artéria rodoviária do estado, que liga Feira de Santana a Salvador. Além disso, completa, ficou claro que existe uma grande demanda por áreas de infraestrutura logística mais adequadas, ou seja, que aumentem a produtividade das operações e, como consequência, uma redução dos custos. “A proposta de valor para nossos clientes é voltada para a solução de negócio focando em geração de valor, por isso chamamos de Solution to Suit, pois vamos além da construção e aluguel do ativo”, afirma.

Hoje, na área, além da principal rodovia da Bahia, existe uma malha ferroviária que será, no futuro, interligada com uma ferrovia que vai ligar os estados de Pernambuco e da Bahia. A obra já foi aprovada pelo governo federal e vai receber recursos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Desenvolvimento do projeto 

A concepção e o desenvolvimento do Cone Aratu começaram a ser desenhados no início de 2011, com o planejamento das ações estratégicas da companhia. Durante o período, mais de 50 profissionais trabalharam diretamente no plano diretor e na estruturação do projeto. Para concretizar essa ideia, a Cone S/A se cercou de diversas empresas nacionais e internacionais que atuam em áreas como arquitetura, estudos ambientais, engenharia, infraestrutura, modelagem econômico-financeira, pesquisas de mercado, estruturação jurídica, além de consultorias e benchmarks em projetos internacionais. Por estar inserido numa Zona Especial de Consolidação Estratégica (ZECE), o plano urbanístico e de zoneamento da plataforma multimodal foi aprovado por meio de legislação específica pela prefeitura e câmara municipal de Simões Filho.

A prefeitura do município concede incentivos fiscais para empresas instaladas nas ZECEs, como indústrias, comércio, agroindústria, tecnologia e prestadoras de serviços. Os incentivos incluem isenção parcial ou total de impostos municipais.

As plataformas integradas do Cone Aratu têm como meta oferecer soluções para o deslocamento logístico, em função dos seus quatro modais de transporte (rodoviário, ferroviário, aquaviário e aeroviário) proporcionando menos tempo e mais economia. Além dos diversos benefícios sociais e econômicos, no médio e longo prazo, a plataforma trará uma contribuição decisiva para desafogar o tráfego da região metropolitana de Salvador e otimizar as cadeias produtivas e de distribuição. Por exemplo, no quinto ano de implantação, a plataforma absorverá um fluxo de 22.500 carretas por mês, organizando a distribuição das cargas e aliviando o impacto desse contingente na malha viária da região metropolitana, onde o tráfego é mais intenso.

Além do Multimodal e do Plug & Play, estarão à disposição das companhias que se instalarem no Cone Aratu outros serviços como Cone Concierge, que será utilizado para atender às demandas das empresas que queiram se instalar em Aratu, com assessoria exclusiva nos mais diversos segmentos, por meio de profissionais qualificados em cada área de atuação; Truck Center, espaço preparado para atender veículos pesado de carga e caminhoneiros, para atendimento de repouso ou emergencial, tanto do veículo como do caminhoneiro. O local contará com ponto de abastecimento (gasolina, etanol, diesel, gás natural, biodiesel, troca de óleo, lubrificação e calibragem de pneus), balança rodoviária e serviços de apoio ao caminhoneiro como lavanderia 24 h, barbearia, loja de autopeças, área de descanso e lazer para crianças e caminhoneiro, central de agenciamento de cargas e oficina.

Outros serviços oferecidos serão os Armazéns Buffers , que podem ser utilizados por empresas que tenham sazonalidade no seu volume de armazenagem; Galpão Multiusuário, modular, que pode atender mais de um cliente; Galpão Monousuário, para um só cliente, que pode ser construído atendendo às suas necessidades específicas; Galpão Cross Docking, para operações logísticas de rápido giro; e Cone Adm, administração e serviços do condomínio de negócios de Aratu feito por equipe própria, otimizando as operações e oferecendo os melhores serviços aos seus clientes instalados. As empresas instaladas não precisam se preocupar com a administração de serviços dentro da plataforma.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar