A MTO, que surgiu em fevereiro deste ano para atender a demanda de transporte de produtos de alto valor agregado, apresenta ao mercado uma solução logística multimodal para interligar dois dos principais polos econômicos do país, São Paulo e Rio de Janeiro, prevista para entrar em operação até o primeiro trimestre de 2015.
De uma capital à outra, o transporte de mercadorias será feito por trens expressos, com programação diária, utilizando os 400 quilômetros de ferrovia da MRS Logística, concessionária responsável pela linha que liga os dois estados e parceira estratégica da nova operação. Já os serviços de coleta das cargas nos embarcadores e distribuição das mercadorias nos clientes serão realizados por veículos leves, que atendem às restrições de circulação das grandes cidades.
A MTO ainda planeja investir R$ 330 milhões, até 2020, na construção de terminais multimodais, com 400 mil m², em Mogi das Cruzes (SP) e outro em Queimados (RJ), de 300 mil m², estrategicamente próximos ao Rodoanel, em São Paulo, e ao Arco Metropolitano, no Rio de Janeiro. Nestas unidades, a empresa planeja também oferecer serviços de armazenagem.
A empresa terá capacidade para armazenar e transportar mercadorias, equipamentos e peças dos setores da linha branca, linha marrom, eletroportáteis, higiene e limpeza, bazar, além de alimentos, bebidas, têxtil, medicamentos, papelaria, material de construção, fumo, automóveis e óleo & gás.
A MTO é sediada no Rio de Janeiro e é controlada pela GranEnergia, holding de logística e óleo & gás do grupo GranInvestimentos, que tem como acionista a Infra Participações, holding dos sócios da consultoria Infra Partners, especializada em seleção e estruturação de negócios no setor.