A MMX, empresa de mineração do Grupo EBX, assinou, no último dia 28 de dezembro, um contrato de prestação de serviço ferroviário com a MRS Logística a fim de escoar o minério de ferro produzido no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais até o Superporto Sudeste, em Itaguaí (RJ).
O contrato prevê a movimentação de até 36 milhões de toneladas por ano até 2026, mas apresenta uma flexibilidade de 10% para mais ou 15% para menos dos volumes anuais acordados e está sujeito à clausula de take-or-pay de 80% do volume total contratado.
Para o presidente da MMX, Guilherme Escalhão, a assinatura do acordo com a MRS garante a integração logística do denominado “Sistema Sudeste” e completa o conjunto de ações necessárias ao desenvolvimento da empresa. “Com as reservas de Serra Azul certificadas, o transporte ferroviário contratado e o porto próprio em avançado estágio de construção, a MMX consolida seu projeto de expansão, calcado em reservas de qualidade, logística integrada e eficiente e contratos de fornecimento de longo prazo com parceiros estratégicos”, diz.
O negócio não estabelece qualquer aplicação de recursos por parte da companhia de mineração. Em caso de mudanças tecnológicas ou necessidade de investimentos adicionais em infraestrutura para garantir o atendimento dos volumes contratados, as partes discutirão a necessidade de ajustes na tarifa, em condições estabelecidas no contrato.