É o primeiro terminal portuário de granéis líquidos no Porto de Santos a operar cargas perigosas por ferrovia. Trata-se de um solvente orgânico, o N-Buranol, transportado em dois carregamentos semanais até a fábrica da Basf em Guaratinguetá (SP). O produto é fabricado pela Basf Corporation dos Estados Unidos da América e chega ao Brasil via Porto de Santos. O trabalho é executado em parceria com a MRS Logística e demandou investimentos de R$ 1,5 milhão. A capacidade operacional do modal ferroviário permite o carregamento de 12 isotanques simultaneamente, de uma composição de seis vagões PAD (vagões de plataforma com dois contêineres-tanque em cada vagão). A operação teve início na primeira quinzena de março deste ano. Os vagões com isotanques operados pela Basf equivalem a 900 caminhões/anos. As vantagens na utilização do desvio ferroviário passam pela economia, retirada de caminhões das estradas carregando cargas perigosas e minimização de roubos. Futuramente, a União Terminais pretende expandir o trabalho para os demais clientes.