Navio auto-descarregável foi responsável pelo desembarque dos equipamentos no porto
O Porto de Paranaguá (PR) recebeu, na última sexta-feira (14), dois reatores de 4,4 metros de diâmetro por 13,5 metros de altura que pesam, juntos, cerca de 600 toneladas.
Os equipamentos de fabricação indiana, que serão utilizados na Unidade de Hidrotratamento de Diesel da Refinaria presidente Getúlio Vargas, em Araucária (PR), foram desembarcadas com a ajuda dos guindastes de bordo do navio BBC Switzerland. De acordo com o chefe de operações do Porto de Paranaguá, Luiz Teixeira da Silva Junior, o desembarque ocorreu sem complicações. “Como se trata de um navio autodescarregável, ou seja, com guindastes de bordo, nosso papel no porto é dar condições físicas, de resistência de solo e pátio adequado para receber estas peças tão pesadas”, explicou.
Além dos dois reatores, outros três equipamentos serão entregues ao Porto de Paranaguá para compor a Unidade de Hidrotratamento. Dois novos reatores devem chegar ao porto no final de fevereiro e o terceiro e último chegará na sequência, ainda sem data definida.
As peças ficarão armazenadas no porto sobre suportes de sustentação conhecidos como “pata de elefante” até que o desembaraço alfandegário seja concluído. O deslocamento até a refinaria em Araucária está previsto para acontecer na primeira quinzena de fevereiro e será feito em duas etapas. Devido à complexidade do trajeto na subida da BR-277, cada transporte levará em torno de 15 dias.