Companhia desembarca equipamentos para a Petroquímica Suape
A Kuehne+Nagel informa que iniciou, no último dia 21 de maio, o movimento dos primeiros equipamentos pesados para a Petroquímica Suape. Segundo a KN, foram as maiores máquinas já desembarcadas no Porto de Suape (PE) e armazenadas no Tecon Suape. Ao todo, a operação de retirada dos produtos das embarcações durou três dias.
As cargas, transportadas pelo navio Industrial Destiny, foram coletadas em três portos no Japão: Kobe, Yokohama e Kudamatsu em uma operação combinada posicionando um navio "heavy lift" com capacidade de içamento de 500 toneladas. Entre os equipamentos desembarcados estão um reator de oxidação com 299 toneladas e 9,75 metros de altura, dois secadores e dois condensadores, além de vários acessórios. Ao todo, a carga está avaliada em US$ 32,2 milhões.
Segundo o gerente de projetos da Kuehne+Nagel Brasil, Gustavo Murari, a companhia ofereceu um serviço diferenciado do mercado, realizando o acompanhamento e gerenciamento de toda a operação desde a origem, antes mesmo que os equipamentos estivessem prontos para embarque. “Tivemos que adequar as datas do navio nos portos de origem a fim de atender a prontidão da carga pelo fabricante”, afirma.
O executivo lembra que, apesar das condições climáticas típicas da região nordeste nesta época do ano – com chuvas fracas seguidas de torrenciais, gerando mais cuidados na operação com os heavy lifts –, o fator segurança esteve sempre presente, garantindo o êxito da operação. Ele aproveita e elogia os serviços no porto pernambucano. “Obtivemos todos os recursos necessários para o recebimento destas peças pelo Tecon”, diz.
Murari finaliza dizendo que a empresa já participa de outras licitações e mas não estipula datas e valores, já que operações deste tipo são fechadas caso a caso.