Em 2008, 78.645 unidades foram manipuladas no terminal gaúcho cerca de 14% acima do ano anterior
O Porto do Rio Grande encerrou o ano de 2008 com uma movimentação – importação e exportação – de 78.645 veículos. Trata-se de um novo recorde para o terminal, já que o índice supera os 69.102 veículos movimentados em 2007, crescimento de 13,8% frente ao ano anterior.
As importações registraram acréscimo de 16,5%, alcançando a marca de 73.432 unidades recebidas no complexo portuário gaúcho. Já as exportações isoladas registraram queda de 14,6%. Ao todo, foram enviados ao exterior 5.213 veículos. Segundo o superintendente do Porto do Rio Grande, Daniel Silveira, a redução dos embarques está relacionada a questões cambiais.
O terminal gaúcho conta com um pátio automotivo de 101 mil metros quadrados de área e capacidade que varia de sete a 11 mil carros, dependendo do tamanho das unidades e da maneira como são estacionados. O executivo ressalta que as instalações do terminal são próprias para o parqueamento portuário de veículos automotivos e equipamentos rodoviários. Para manipular estes itens, o local recebeu drenagem pluvial, pavimentação, energia elétrica e iluminação, cercamento e vigilância. Vale lembrar que o local está instalado a 200 metros do cais.
De acordo com Silveira, não estão previstos novos investimentos na área destinada aos produtos automotivos. “A infraestrutura existente está de acordo com o exigido para este tipo de operação”, diz.