Companhia instala módulo de armazenagem no centro logístico da Eichenberg & Transeich
A Officer, companhia distribuidora de hardware e software, inaugurou em Porto Alegre, no último dia 25 de outubro, dentro do Centro Logístico da Eichenberg & Transeich, o seu primeiro centro de distribuição fora do estado de São Paulo. O empreendimento consumiu um investimento R$ 1milhão e centralizará as operações da companhia na região sul. O centro ocupa uma área total de 3.500 metros quadrados, sendo 3.200 metros quadrados de edificações, tem capacidade para mil posições-paletes e conta com 12 funcionários. Ao todo, o centro da Eichenberg possui uma área total de 32 mil metros quadrados e opera, hoje, com cerca de 22 clientes.
O diretor-presidente da Officer, Fábio Gaia, calcula que, hoje, 50% da área de armazenagem já é ocupada, o que gera uma movimentação mensal de cinco mil itens, equivalente a cerca de R$ 10 milhões em mercadorias. A iniciativa vai reforçar a estrutura da companhia, anteriormente composta por dois centros instalados em Barueri (SP).
De acordo com Gaia, a região sul foi escolhida por seu potencial de crescimento em vendas e por ter infra-estrutura-estrutura logística instalada, fora do eixo Rio-São Paulo. Os números comprovam a teoria do executivo. Dados da empresa mostram que, atualmente, a região sul responde por 7% da receita da Officer e a expectativa é de que em 2008 este índice chegará a 15%.
A estratégia desenvolvida para o CD gaúcho é oferecer aos clientes a pronta entrega, com a opção de retirada imediata dos produtos armazenados. Além disso, a instalação reduz para 24 horas o prazo da distribuição nas principais cidades dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, atualmente atendidas em 48 horas pelas unidades de Barueri.
Esse prazo de entrega também é válido para os clientes instalados em Curitiba e nos municípios do interior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também, antes atendidos em 72 horas.
Operação
Além de fornecer a área de armazenagem, a Eichenberg torna-se também responsável pela gestão logística da Officer. O diretor de projetos logísticos da Eichenberg & Transeich, Jorge Almeida, explica que o trabalho da companhia é receber as mercadorias, armazená-las para, posteriormente, separar os pedidos, embalar, embarcar e expedir as cargas.
Na opinião de Almeida, a vantagem para a Officer ao iniciar os trabalhos no CD de Porto Alegre é estreitar o relacionamento com os clientes. Para alinhar-se a esta estratégia, o executivo conta que na Eichenberg alguns objetivos já estão traçados. “Nossa meta é realizar o atendimento em tempo real”, resume.