Instalação de sistema de manipulação pneumática trouxe otimização de espaço e ganhos ergonômicos
A fabricante de manipuladores de carga, Seman, desenvolveu para a DaimlerChrysler do Brasil um sistema de movimentação de carga pneumático para permitir à montadora uma melhora ergonômica nas operações e aumentar a produtividade nos processos de manufatura. A solução, instalada na área de produção de chassis para ônibus da unidade de São Bernardo do Campo (SP), é destinada à manipulação de rodas a partir de racks, dispostos na área ao lado da linha de produção.
O sistema envolve apenas um balancim vertical para cargas máximas de 250 kg (integrado a um manipulador) e um dispositivo pneumático, utilizado para a movimentação das rodas de ônibus até a fixação ao cubo da roda. O dispositivo é uma garra com apoio e acoplamento de material resistente em aço, com acabamento de pintura no padrão Mercedes Benz e sistema de segurança antiqueda, para giros de até 360°. Todo o sistema desenvolvido foi acoplado a uma ponte já existente na planta e o custo total foi de US$ 20 mil, aproximadamente, envolvendo projeto, fabricação e instalação.
Com o sistema projetado pela Seman, foi possível acoplar as rodas dos ônibus no eixo do veículo com o mínimo esforço do operador da linha de produção, alcançando uma maior eficiência no processo produtivo. “Conseguimos chegar a uma ausência de atrasos no processo, o que acontecia freqüentemente com o sistema antigo”, explica José Roberto de Mello, mestre de Manutenção da DaimlerChrysler, acrescentando que houve ainda uma diminuição no número de lesões dos operadores por esforços repetitivos.
O sistema foi projetado exclusivamente para a montadora brasileira, tendo em vista a diversidade de peças utilizadas no processo de montagem e o tack-time (tempo máximo do processo) da planta.