Iniciativa inclui dois terminais frigorificados unidos por ferrovia
A Standard Logística e Distribuição – especializada na logística de cargas frigorificadas – apresentou nesta sexta-feira ao mercado um empreendimento que marca sua entrada no estado de São Paulo e num novo nicho de mercado: o de suco de laranja. Trata-se de um Corredor Intermodal ligando a cidade de Araraquara, no noroeste paulista, ao porto de Santos pela linha férrea da América Latina Logística (ALL). Até então, a empresa operava na exportação basicamente com carnes de frango, suína e bovina nos três estados do Sul.
A empresa investirá R$ 45 milhões, do total de R$ 60 milhões previsto para este ano, no Corredor Intermodal de Araraquara. Está prevista ainda a ampliação do terminal de contêineres de Itajaí (SC), totalizando 300 tomadas reefer. De acordo com o presidente da Standard, José Luis Demeterco, as operações do corredor podem representar um crescimento de cerca de 50% no faturamento da empresa.
O empreendimento, cujas operações estão previstas para começar no início do segundo semestre, conta com dois terminais intermodais. Em Araraquara, o terminal está localizado no km 78 da SP 255 e contará com área de 200 mil metros quadrados, ramal ferroviário para 70 vagões com acesso à linha principal da ALL. Em Cubatão, a unidade terá área de 105 mil metros quadrados com câmaras frigorificadas, dois túneis de congelamento e capacidade estática inicial de 12 mil posições paletes (cerca de 18 mil toneladas estáticas), operando em todos os regimes de temperatura e com tomadas reefer, além do desvio com bitola mista para 20 vagões. Os dois terminais serão alfandegados e habilitados para Redex.
O terminal de Santos, que na verdade é em Cubatão, tem localização privilegiada, próxima estação Perequê – último ponto de recepção das cargas da ALL na região e eqüidistante das margens direita e esquerda do Porto de Santos, portando com acesso também ao terminal do Guarujá.
De acordo com Linda Machado, diretora Comercial e de Logística da Standard, o corredor intermodal tirará das estradas inicialmente cerca de 1.200 contêineres por mês, podendo reduzir os custos dos clientes entre 12% e 20%, dependendo do segmento. Isto, segundo ela, é o grande diferencial da ferrovia, juntamente com a maior segurança das operações, compensando o maior transit-time: três dias no ferroviário contra cerca de 12 horas do rodoviário.
As composições poderão ser mistas, levando vários tipos de carga, e haverá pontos de recarga ao longo do caminho para preservar o frio até o destino. A Standard se responsabilizará, também, pela operação nas pontas, retirando a carga na origem e entregando-a no destino final, no navio. Segundo a diretora, as duas pontas finais serão rodoviárias. Serão agregados à operação vagões-tanque de alumínio para o suco de laranja, cujo investimento poderá ser, segundo Linda Machado, da Standard, da ALL ou do próprio cliente.
De acordo com Demeterco, a intenção da empresa é colocar à disposição do cliente um sistema completo de logística refrigerada e não apenas câmaras frigoríficas. “Com este projeto do Corredor, oferecemos às indústrias de São Paulo a opção ferroviária para as exportações pelo porto de Santos, que era praticamente inexistente até então”, ressalta. “A entrada da ALL em São Paulo está mudando a cara da logística no estado, e queremos fazer parte desta mudança”, ressaltou o presidente.
Ele destaca que, para a indústria, as vantagens de utilizar o Corredor são, além da redução de custos, a unificação da logística sob um único operador, que ficará responsável pelo processo de captação, transporte intermodal, armazenagem e distribuição.
Também está prevista, para 2008, a abertura de um terminal frigorificado na cidade de São Paulo, junto à ferrovia, mas o local e data de inauguração ainda não foram definidos.
Novas Cargas
Com o Corredor, a Standard amplia sua participação do segmento de carne bovina, no qual ainda é pequena, ao contrário das carnes de aves e suínos, no qual o share é maior. Em Araraquara, a empresa também pretende entrar no segmento de suco de laranja, já que a região concentra os quatro maiores exportadores do país (Cutrale, Citrosuco, Citrovita e Louis Dreyfus) que, juntos, somam 85% do mercado. O porto de Santos concentra 90% das exportações de carne bovina do país, além do próprio suco de laranja e outros produtos.
Somadas, as quatro commodities (as carnes e o suco) representaram 7% das exportações brasileiras em 2006, totalizando cerca de US$ 10 bilhões. A região ampliada compreende o noroeste de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Ela concentra os principais pólos produtores de etanol e açúcar, produtos que estão na mira da Standard, embora fujam do segmento frigorificado.
A estrutura da Standard é composta por três armazéns frigorificados nas cidades de Colombo (PR), Itajaí (SC) e Esteio (RS), cinco terminais ferroviários na malha sul da ALL, nas cidades de Esteio (RS), Cambe, Iguaçu, Curitiba, Cascavel e Guarapuava (PR) e pelo Terminal de Contêineres de Itajaí. A empresa opera ainda o Terminal de Carga Geral Libra Standard no Porto de Imbituba (SC) e uma unidade em São Paulo em parceria com a MLane.
Mega terminal
Está prevista ainda a construção de um condomínio logístico chamado de Mega Intermodal Araraquara, com investimento da Capital Realty, oferecendo infra-estrutura logística completa para as empresas, como espaço para a instalação de indústrias escritórios e centros de distribuição, silos para granéis e tanques, e acesso às principais rodovias do estado. O condomínio disporá, além do terminal ferroviário, de pátio de estacionamento para carretas, portaria e balanças rodoviárias, com serviços como postos de gasolina, agências bancárias e segurança 24 horas.
Veja a matéria sobre o trem expresso frigorificado da Standard-ALL na edição de março da Revista Tecnologística