Aeronave B-767 liga Vitória a Miami e Viracopos
A Varig Log iniciou ontem uma nova operação ligando o Brasil aos Estados Unidos, com um B-767 fazendo pela primeira vez a rota Miami – Vitória – Campinas – Miami. A aeronave, arrendada da Airborne, tem capacidade de 50 toneladas e viajou lotada tanto na ida quanto na volta.
Segundo José Roberto Rodrigues da Costa, gerente-geral de Vendas no Brasil e na América Latina da Varig Log, a ligação com Miami não é novidade. “Na verdade, estamos retomando a operação para Miami, que havia sido interrompida por uma questão de planejamento”, diz. O avião sai dos Estados Unidos na manhã de domingo, chega à noite à Vitória e dali parte para Campinas. Do interior de São Paulo, o B-767 volta para Miami.
No Espírito Santo, o novo vôo deve atender às empresas registradas no sistema de incentivo Fundap (Fundo para o Desenvolvimento das Atividades Portuárias) do Estado. Pelo sistema, os importadores têm vantagens como redução direta do ICMS e prazo maior para o recolhimento do imposto. “Também atenderemos aos exportadores de frutas e pescados”, diz Rodrigues da Costa. “Já em Viracopos vamos prestar serviços às grandes empresas da região metropolitana de Campinas”, completa.
A aeronave foi arrendada para operar uma vez por semana, mas a intenção da Varig Log é ampliar a freqüência desses vôos e expandir seus serviços no exterior. “No segundo semestre, receberemos dois DC-10 que estavam em manutenção e vamos usá-los para transportar cargas para a Europa e os Estados Unidos”, diz Rodrigues da Costa.