A Ford anuncia que a Ford Transit é a primeira van no mercado brasileiro a vir com um modem embarcado de série que permite o acesso a dados e comandos remotos pelo celular com o aplicativo FordPass. Além da localização do veículo a qualquer momento, travar e destravar portas remotamente, checar o nível do combustível e a quilometragem, a conectividade embarcada tem outros recursos para aumentar a produtividade. Um deles é o alerta de modos de falha, que pode identificar mais de 3.000 tipos de ocorrência, desde falta de água no reservatório do limpador de para-brisa até variações no desempenho do motor.
“É uma experiência nova de interação com o veículo”, explica o gerente de Mobilidade e Novos Negócios da Ford, Luciano Driemeier.
São diversas as funcionalidades destacadas pela montadora. Se detectar algum problema, por exemplo, o sistema envia um alerta pelo celular indicando o tipo de falha, a sua gravidade e o que é preciso fazer para a correção. “Caso seja um alerta mais urgente, que pode afetar o funcionamento do veículo, a Central de Atendimento Ford entra em contato com o cliente proativamente para entender o que está acontecendo e ajudar a encontrar uma solução”, diz Driemeier.
O FordPass também dá acesso ao Agenda Ford, que mostra a programação de serviço de todas as concessionárias da rede. Assim, o proprietário do veículo pode escolher o melhor dia e horário para ir à oficina, o box e até o técnico que vai atender o seu veículo, além de acompanhar todas as etapas do serviço pelo aplicativo, de forma 100% digital.
Outra vantagem da conectividade, segundo a empresa, é a agilidade nos canais de atendimento da marca. “Toda vez que o cliente faz um contato com a nossa central ou concessionária, o atendente já tem na tela o histórico e os dados atualizados do seu veículo. É um ganho de tempo importante para quem usa o veículo como ferramenta de trabalho”, pontua o executivo.