O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) está construindo um ramal ferroviário que permitirá a interligação com a rede de concessionários e com um terminal multimodal que a operadora logística ALL (América Latina Logística) deve construir no interior do Estado do Paraná. O prazo de conclusão das obras do novo ramal é outubro deste ano e o objetivo da empresa é iniciar as operações no mesmo mês.
Os planos do TCP são de atingir uma movimentação diária de cerca de 25 contêineres chegando e 25 partindo, o que resultaria em um movimento mensal máximo de 1.500 contêineres. "A vantagem para o usuário do TCP é que ele terá à sua disposição os modais rodoviário, marítimo e ferroviário", explica Marcelo Marder, gerente Comercial do TCP.
Estão sendo assentados 500 metros de trilhos no pátio do TCP, com investimento previsto de R$ 250 mil. A ALL será responsável pela estrutura do terminal multimodal no interior do Estado, com infra-estrutura administrativo-operacional, além de equipamentos necessários para a movimentação dos contêineres. A cidade que abrigará o novo terminal ainda não foi escolhida e a decisão final contará com a ajuda do TCP: "Forneceremos informações à ALL a partir de uma pesquisa com os possíveis usuários para indicar o local mais adequado para a construção do terminal", conclui Marder.