A Rumo Logística ampliou, em 2018, o volume transportado de biodiesel B100 em 74%. Em números absolutos, a companhia movimentou 172 mil m³ no ano passado ante 99 mil m³ computados em 2017. O combustível é carregado em terminais do estado do Rio Grande do Sul e tem como destino os estados do Paraná e de São Paulo. A movimentação é realizada pelas ferrovias da Malha Sul, passando por Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Segundo a empresa, o aumento do volume é consequência do relacionamento estratégico da concessionária com os clientes, e também do aumento progressivo de consumo do produto. A estimativa do Ministério de Minas e Energia é que a produção nacional de biodiesel passe dos atuais 5,4 bilhões de litros para mais de 10 bilhões de litros anuais até 2023, elevando em 85% a demanda doméstica.
Apenas no terminal de Passo Fundo, cidade que fica na região norte gaúcha, o volume carregado no ano passado pela companhia cresceu 49%. Em 2018, o combustível teve seu carregamento retomado nas cidades de Ijuí, no noroeste do estado, e em Canoas, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O B100 movimentado pela Rumo tem como destinos finais os mercados internos do Paraná e de São Paulo. Para atender o estado paulista, os vagões são descarregados no terminal de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, e de lá o combustível segue pelo modal rodoviário.