A TCP Log, subsidiária logística da TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, no estado do Paraná –, realizou, em janeiro, a movimentação de 7 mil toneladas de trilhos originários da Áustria. Os ativos desembarcados serão utilizados pela Rumo Logística na estruturação de sua malha ferroviária na Região Sul do Brasil.
Os trilhos chegaram a bordo do M/V Freya, um navio break bulk, foram retirados com o auxílio dos equipamentos de bordo do navio e trasladados para o cais, onde foram acomodados em caminhões e encaminhados para armazenagem ainda em área primária. Toda a operação foi concluída em menos de 72 horas.
O diretor-superintendente Comercial do terminal, Juarez Moraes e Silva, reforça que a TCP Log tem a experiência necessária para trabalhar com cargas de projeto. “Somos referência nesse tipo de operação. São peças que têm como características pesos e dimensões acima do permitido para o embarque em contêineres. Normalmente, são peças que ultrapassam 12 metros de extensão e 2 m de altura”, diz.
O executivo destaca ainda que a movimentação dos trilhos foi realizada com alta produtividade, uma vez que a embarcação atracou no final da noite do último dia 15 de janeiro e o trabalho terminou no fim da manhã do dia 18. “A TCP Log realizou uma operação rápida e eficiente, o que permitiu que o navio continuasse viagem em curto espaço de tempo”, lembra.
Além do traslado e da armazenagem, a TCP Log será responsável agora pela operação de carregamento e descarregamento das peças no pátio da Rumo, localizado na retroárea do Porto de Paranaguá.