Pensando no significante potencial para a cabotagem no Brasil, país que congrega mais de 8 mil quilômetros de costas navegáveis, a empresa alemã especializada em fretes DHL criou uma equipe totalmente dedicada ao transporte multimodal: a DHL Transportes. A ideia é centralizar todas as necessidades dos clientes em uma única vertente da companhia, com foco na rastreabilidade e atenção total à carga, além de combinar a cabotagem com outros meios de transporte.
A companhia espera agregar ao cenário econômico favorável no setor, já que o volume de cargas movimentadas no modal marítimo, por exemplo, cresceu 36% entre 2010 e 2016. “O atual cenário econômico e a busca por eficiência levaram muitos clientes a buscarem novas soluções logísticas. A cabotagem, certamente, é um caminho, pois une redução de custos, maior segurança e menores impactos ambientais”, explica a CEO da DHL, Cindy Haring.
A DHL Transportes vai atuar como um Operador de Transporte Multimodal (OTM), onde o cliente trabalha com um único Conhecimento de Transporte (CT –e), lidando com apenas um fornecedor de ponta a ponta. Dessa forma é preciso apenas uma cotação/tarifa e um pagamento para toda a operação.
Ricardo Carui, diretor de Produto Marítimo da DHL, explica que a cabotagem demanda um planejamento maior por parte dos clientes já que envolve uma programação de navios que precisa ser respeitada. “Atendemos tanto clientes que já utilizam a cabotagem como aqueles que desejam fazer uma migração. Quando o cliente vê concretizadas as significativas reduções de custos, ele mesmo solicita a migração das demais rotas”, completa Carui.