A Clark Material Handling Company está comemorando, neste ano de 2017, seu centenário, assim como o 100º aniversário da invenção da empilhadeira, que aconteceu em 1917, quando o engenheiro Eugene Clark criou, nos Estados Unidos, o Tructrator, considerado a primeira empilhadeira do mundo.
Como parte das comemorações, a companhia está lançando uma edição comemorativa da linha GTS25-33, com novo design que inclui rodas pretas, o logotipo do centenário na torre, um adesivo de edição de aniversário na lateral e um novo modelo de assento especial com a inscrição 1917 em relevo e a insígnia de Eugene Clark.
A linha foi escolhida devido a seu design robusto, baseado no conceito “feitas para durar” da Clark. Movidas a diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP), as empilhadeiras GTS25-33 apresentam freios a disco banhado a óleo, combinado com uma transmissão de alto desempenho e capacidade de carga nominal de 2,5 a 3,3 toneladas.
As ações da Clark no ano do centenário incluem ainda a expansão da produção de sua planta localizada em Lexington, no Kentucky, Estados Unidos, em 200%, marcando o início da estratégia da companhia de, até 2020, aumentar em 1,5 vezes a capacidade atual de produção na América do Norte, na Europa e no Brasil.
“A expansão da linha de produtos Clark está de acordo com nosso objetivo de antecipar tendências e atender às necessidades do mercado, tanto para clientes finais quanto para nossos distribuidores”, explica Cl Kim, CEO da Clark no Brasil. “O sucesso da empresa é reflexo do desenvolvimento das empilhadeiras e da adaptação às diferentes exigências da indústria e do mercado”, completa.
O Tructrator foi construído em 1917 por uma equipe de funcionários de Eugene Clark em sua fábrica de brocas da indústria ferroviária e de aros e eixos de aço para carros. Ele procurava uma maneira prática de movimentar materiais sem a necessidade de força humana, por isso desenvolveu o veículo, que contava com uma plataforma de três rodas e uma caixa com capacidade para transportar cargas de até duas toneladas.
Depois do sucesso do Tructator, a Clark lançou a primeira empilhadeira equipada com um elevador hidráulico, chamada Tructier, em 1928. De lá para cá, a empresa contribuiu inúmeras vezes mais com a evolução da empilhadeira, sendo a primeira a utilizar adesivos de segurança nos equipamentos, desenvolvendo a primeira torre vertical com vigas em formato de I e introduzindo o primeiro protetor de carga como padrão nas empilhadeiras para operador sentado.
A Clark, que figura hoje na lista dos dez maiores fabricantes de empilhadeiras do mundo, foi adquirida pelo grupo Young Na, da Coréia do Sul, em 2003. A empresa conta com mais de 550 distribuidores localizados em mais de 100 países de todos os continentes. No Brasil, a Clark conta com 15 distribuidores autorizados em 36 pontos, atendendo 100% do território nacional.