A partir deste mês, a Associação Brasileira de Automação Comercial – EAN Brasil, acompanhando as mudanças que vêm ocorrendo no setor com a introdução dos Códigos Eletrônicos de Produtos (EPC), também conhecidos como etiquetas inteligentes ou RFID, passa a usar a nova marca GS1. O nome é uma referência à The First in Global Standards – A Primeira em Padrões Globais – e a mudança ocorre mundialmente.
A entidade desenvolve a integração das empresas na cadeia de suprimentos, auxiliando na adoção de tecnologias de código de barras com padrão mundial EAN/UCC e transações como o EDI (Electronic Data Interchange, ou Troca Eletrônica de Dados). Recentemente, assumiu a ponta na implantação do EPC. Aliás, os avanços dessa tecnologia na identificação e rastreamento de produtos é um dos motivos que levaram à mudança de nome.
Para a entidade, a adoção do código de barras padrão EAN/UCC por mais de um milhão de empresas em todo o mundo é um exemplo de que a automação é um caminho sem volta e elimina fronteiras.