De 1997 para cá – ano em que a Metropolitan Logística começou a trabalhar com celulares – foram 21,5 milhões de aparelhos expedidos, 37% do número total de celulares em operação no País. No ano passado, a empresa faturou R$ 42 milhões e expediu 5,5 milhões de aparelhos. Atualmente, 60% do faturamento da companhia vêm da área de telecomunicações. São clientes como Vivo, Tim, Venko, Nokia, Gradiente, Siemens e Telecom, que movimentam a carteira da Metropolitan. Mensalmente, são abastecidos mais de 10 mil pontos de vendas.
Para chegar a esses números tão altos, a empresa teve de assumir os serviços de pré-programação de celulares, o que lhe garantiu mais clientes. Isso significa que todos os aparelhos saem de um dos seis centros de distribuição da Metropolitan para as mãos do consumidor. A empresa de logística integra a cadeia online com operadoras e fabricantes, dando baixa automática dos códigos pré-programados, facilitando o processo de habilitação na hora da venda.
Hoje, 1% do faturamento é investido na preparação do pessoal das linhas de expedição. E, como o trabalho de pré-programação demanda um rígido controle, a empresa elevou o nível de escolaridade dos funcionários, cuja exigência mínima é o 2º grau. Espaço para crescer no Brasil no setor de celulares não falta, já que a taxa de penetração dos telefones não chegou aos 40%, de acordo com o diretor-geral da Metropilitan Logística, Cristiano Baran.
A Metropolitan Logística é a principal empresa do Grupo Metropolitan e foi criada em 1992. Seus seis CDs somam ao todo 60 mil m2. A empresa tem atuação nacional e atende a 26 clientes.
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