O Porto de Paranaguá divulgou que irá investir R$ 45 milhões em manutenção, ampliação e melhorias. Os recursos são do caixa da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e foram autorizados pelo Governo do Estado do Paraná no dia 27 de fevereiro.
Entre os investimentos está a contratação de uma empresa especializada para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental necessário para a ampliação. O governo também liberou a licitação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva das 121 defensas atuais, além da instalação de 91 novas defensas.
As defensas são equipamentos constituídos de grandes peças de borracha e placas. Elas servem para auxiliar a atracação de navios com maior segurança, estabilizando a embarcação na hora de encostar no cais. O serviço será feito em todo o cais comercial e no píer de produtos inflamáveis. O investimento será de R$ 15,5 milhões.
“As novas defensas e a manutenção das boias devem atrair ainda mais navios para os portos paranaenses, pois trazem mais segurança às operações”, diz o diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino. Também visando a segurança das operações portuárias foi liberado o processo de licitação para contratação de uma empresa que fará a manutenção contínua dos sinais náuticos, como boias para orientação de manobras das embarcações e sinalização do trajeto do canal que dá acesso ao porto.
O secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, informou que os investimentos fazem parte da meta de modernizar cada vez mais os portos do Paraná. “Temos investido fortemente em Paranaguá e Antonina para tornar nossos portos mais eficientes”, diz. Ele lembrou que os investimentos aplicados no porto são oriundos de receitas tarifárias que a Appa arrecada e reinveste na estrutura portuária.
Além dos investimentos em estudos ambientais, obras na faixa portuária e no mar, o governador também autorizou a contratação de uma empresa para concluir as reformas de duas portarias que dão acesso ao cais. A licitação também prevê que a empresa seja responsável pelos estudos de viabilidade técnica e financeira da obra.
Melhorias
As obras fazem parte de uma série de investimentos feitos nos dois portos paranaenses nos últimos quatro anos. O montante chega a R$ 511 milhões, só com recursos públicos. São três campanhas de dragagem, que restabeleceram a profundidade original do canal da Galheta, berços de atracação e acesso ao porto de Antonina. Também foram adquiridos quatro novos shiploaders, que garantirão um aumento de 30% na produtividade nas operações do corredor de exportação.
Foram feitas ainda compras de novas boias de sinalização marítima, recuperação do pavimento das vias de acesso urbanas ao porto e ajustes e melhorias no sistema Carga On Line, que acabaram de vez com as filas de caminhões.