A SPMar, responsável pela operação do Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, informa que a partir de hoje, 19 de setembro, terá início a segunda fase das obras na ponte entre os quilômetros 66 e 67,8, trecho situado entre as rodovias Régis Bittencourt e dos Imigrantes, na pista sentido Trecho Leste do Rodoanel.
Os trabalhos realizados pelo Consórcio Queiroz Galvão – empresa que construiu o trecho em 2010 – tinham previsão inicial de conclusão para a última sexta-feira, dia 12, em todas as faixas da ponte. Porém, até o momento apenas as obras no acostamento e a faixa da esquerda foram concluídas até domingo, 14 de setembro.
Para o restante da obra, um novo cronograma foi repassado à Concessionária pelo Consórcio Queiroz Galvão: entre os dias 15 de setembro e 25 de novembro serão bloqueadas as faixas da esquerda e central. Durante o período, a faixa da direita e o acostamento da pista sentido Mauá/Trecho Leste do Rodoanel estarão liberadas para o fluxo de veículos. Todas as faixas da outra pista, sentido Rodovia Régis Bittencourt, estão liberadas, funcionando normalmente.
As obras, realizadas desde janeiro deste ano são necessárias para os ajustes e substituições das juntas de dilatação da ponte da Represa Billings. Toda esta obra de recuperação é executada e custeada pelo Consórcio Queiroz Galvão, contratado pela Dersa na época da construção deste trecho do Rodoanel Sul. Assim, cabe a Concessionária SPMAR fazer exclusivamente a sinalização da rodovia, que terá início no km 65 da pista sentido Mauá. Para a segurança dos motoristas este trecho terá o limite de velocidade reduzido para 60 km/h.
Cargas Especiais
Durante este período, os caminhões com cargas especiais, com peso bruto total (PBT) acima de 213 toneladas e largura superior a 7 metros, estarão suspensos de circular apenas pela pista sentido Mauá, entre as Rodovias Régis Bittencourt (km 30) e Rodovia dos Imigrantes (km 70). O trecho entre a Rodovia dos Imigrantes (km 70), passando pela Rodovia Anchieta (km 75) até a Av. Papa João XXIII em Mauá está liberado para circulação deste tipo de veículo, desde que devidamente autorizado. A pista contrária, sentido Embu das Artes e Rodovia Régis Bittencourt permanecerá livre para o tráfego de caminhões com esta característica. As demais cargas especiais continuam a ter o mesmo processo de aprovação de trânsito mediante o envio de relatório específico de viabilização.