A Datalogística, prestadora de serviços de consultoria em gestão de transportes sediada em Campinas (SP), anunciou, neste mês de junho, a renovação por três anos do contrato firmado em 2010 com a Chemitech Agro-Veterinária, empresa situada na cidade de São Paulo que atua no ramo de saúde animal.
A Chemitec procurou a Datalogística com o objetivo de otimizar suas atividades ao observar altos custos de frete e também problemas no gerenciamento das empresas transportadoras. As operações envolvendo a distribuição de produtos acabados, abastecimento de terceiros e compra de matéria-prima vinham provocando forte impacto financeiro.
Diante da necessidade de mudar o modelo de gerenciamento de transporte, a Datalogística implantou uma metodologia de gestão visando reestruturar as operações. Para automatizar, organizar e gerenciar os processos, a Chemitec adotou o software TMS (transportation management system) Pattio, desenvolvido pela própria Datalogística. Com flexibilidade para customizações, o sistema passou por ajustes para atender às necessidades específicas do cliente.
Um desses ajustes foi a implementação de uma opção de escolha automática do prestador de serviço de transporte mediante alguns critérios específicos, como custo e desempenho. Hoje, com o contrato já consolidado, os ganhos observados pela Chemitec são superiores a 30% na redução dos custos com transporte.
De acordo com o diretor Financeiro da Chemitec, Ricardo Moraes, existem ainda outros benefícios, como melhoria no processo de informação e gestão efetiva de pagamentos. O executivo ressalta que as mudança são importantes para as operações da empresa, já que o custo com o transporte consiste em um fato representativo na formação do preço final dos produtos.
Para o diretor da Datalogística, Carlos Pavanelli, a renovação do contrato representa uma grande conquista, pois o mercado agroveterinário está em constante crescimento. “Intensificamos nossa atuação no segmento de e-commerce e agora estamos consolidando nossa atuação também no mercado de produtos agroveterinários”, completa.