A Cosan Indústria e Comércio anuncia que a proposta de associação da Rumo, controlada da Cosan, com a América Latina Logística (ALL), foi aprovada ontem, dia 8 de maio, pelas Assembleias Gerais Extraordinárias das duas empresas. A associação se dará mediante a incorporação de ações de emissão da ALL pela Rumo.
Segundo o diretor-presidente da Cosan, Marcos Lutz, o negócio reforça o entendimento de que a associação é positiva para as duas empresas. “Tal movimento permitirá grandes investimentos na ampliação da capacidade de transporte ferroviário em regiões relevantes do país”, afirma.
Além da aprovação da incorporação de ações pelas assembleias, a Cosan Infraestrutura S.A celebrou acordo de acionistas com o BNDES Participações S.A (BNDESPAR) para a entrada da instituição no grupo responsável pela gestão da futura companhia resultante da associação. O acordo originalmente celebrado pela Cosan com os fundos geridos pela Gávea Investimentos e TPG para a mesma finalidade permanece válido. A eficácia destes acordos está sujeita a aprovação da operação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Agência Nacional e Transportes Terrestres (ANTT) e demais órgãos competentes.