A subsidiária brasileira da Celistics – provedora de soluções logísticas e planejamento para a indústria de telecomunicações de origem espanhola, criada em 2008 para operar na América Latina – recebeu em outubro a visita do seu CEO, José Antonio Ríos. Na ocasião, ele revelou à Revista Tecnologística que a perspectiva é de duplicar os resultados obtidos no Brasil nos próximos três anos, sem, contudo, informar o que isto representa em valor.
“Hoje, a Celistics como um todo movimenta US$ 2,5 bilhões por ano em equipamentos. Trazemos aproximadamente 80 milhões de unidades de todo o mundo para 16 países da América Latina e as distribuímos para 70 mil a 80 mil lugares onde estão os distribuidores ou os consumidores finais. Este mês de novembro, vamos chegar a 300 milhões de unidades movimentadas na região, desde que a Celistics começou a operar, há cinco anos”, afirma Ríos.
No Brasil, a companhia iniciou suas atividades com operações para a Telefônica, mas a partir de 2012 incorporou à sua carteira de clientes o grupo mexicano América Móvil e passou a realizar a logística das empresas de telefonia móvel e TV a cabo Claro, Embratel e Net, que pertencem ao grupo. Hoje, possui sete centros de distribuição no país – dois em Campinas (SP), dois no Rio de Janeiro e um em Vitória, Belo Horizonte e Salvador – que somam 70 mil metros quadrados de área de armazenagem e contam com 730 funcionários, a metade do total que a empresa tem em toda sua área de atuação na América Latina.
Mesmo sem dar os números relativos ao faturamento ou aos investimentos, o CEO da Celistics indica a importância que o mercado brasileiro tem para os negócios da companhia. “Atualmente, 40% do total de nossos investimentos são destinados ao Brasil, e já estamos caminhando para os 50%.”