A LLX Logistica, do Grupo EBX, realizou ontem, dia 14 de agosto, a assinatura do Termo de Compromisso com o Grupo EIG – companhia norte-americana com atuação global no setor de energia que tem, sob sua gestão, vários fundos de investimentos –, que prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão, por meio de operação de aumento de capital privado.
Segundo destacou Blair Thomas, CEO do Grupo EIG, a administração da companhia e seus parceiros (os fundos de investimento), existem poucos exemplos no mundo de projetos cujas características sejam tão favoráveis quanto o Superporto do Açu, empreendimento da LLX Logística.
O porto, ainda em construção em São João da Barra (RJ) ocupará área de 90 milhões de m² e contará com 17 km de píeres e 21 metros de calado. Poderá receber, simultaneamente, 47 embarcações em dois terminais, o offshore TX1 e o onshore TX2, e terá capacidade para movimentar 350 milhões de toneladas por ano.
Quando celebrados os contratos definitivos, depois de concluídos os tramites da documentação que inclui aprovações regulatórias e societárias, o Grupo EIG se tornará o acionista controlador da LLX Logística.
Com o aumento de capital previsto com a entrada desse novo acionista e mais as linhas de crédito existentes, a LLX Logística terá as condições necessárias para a execução do plano de investimentos na construção do Superporto do Açu.