A MAN Latin America inaugurou, em 6 de maio, o que chama de parque de fornecedores, na sua unidade industrial de Resende (RJ). De início, o empreendimento já conta com a presença de dois fornecedores: Meritor e Suspensys – empresa pertencente ao Grupo Randon. O objetivo da montadora com o parque é aproximar seus fornecedores da linha de produção, encurtando a cadeia de suprimentos e otimizando, assim, a logística dos componentes automotivos.
A Meritor e a Suspensys, somadas, investiram em torno de R$ 90 milhões nas suas unidades dentro da MAN. As novas fábricas ocupam uma área total de 70 mil m², sendo que a Meritor conta com uma área construída de 9.800 m², e a Suspensys de 14.400 m². As operações das duas fábricas terão início com 100 funcionários, 50 para cada empresa e, a estimativa das companhias é de que o quadro possa chegar a 780 funcionários quando atinjam capacidade plena.
No total o parque de fornecedores da MAN conta com 100 mil m² de área, preparada com uma infraestrutura e logística para garantir maior eficiência nos processos da linha de montagem dos veículos. Segundo a montadora, até 2014 mais três empresas estarão instaladas no parque de Resende, são elas: Maxion, Master e a Rassini.
A transferência da complexidade logística para o parque de fornecedores, informa a companhia, é um dos fatores primordiais para a montadora alcançar sua meta de expandir a capacidade produtiva, chegando a 100 mil unidades por ano.
Já nesta fase inicial, com a operação das unidades da Meritor e da Suspensys, a MAN planeja liberar 5 mil m² de sua fábrica, até então utilizada como área de armazenagem, para aumentar sua linha de montagem e instalar novos equipamentos. A companhia obteve redução de 100% no estoque de eixos e molas na fábrica.