A loja de varejo virtual Submarino se prepara para atender aos esperados 400 mil pedidos neste Natal. Em 2003, no período que vai de 15 de novembro a 24 de dezembro, a empresa teve picos de 12 mil pedidos por dia. Para suportar a demanda, a loja está investindo R$ 1,5 milhão em logística, tecnologia e melhorias no atendimento ao cliente.
A logística do Submarino está sendo reforçada com investimentos em recebimento, estocagem, separação de pedidos, embalagem e expedição, as principais etapas do processo logístico da loja virtual. Para aumentar a capacidade geral, 20 novos carrinhos hidráulicos foram adquiridos para agilizar o recebimento, quatro novas transpaleteiras e estruturas porta-paletes reforçarão a estocagem; além disso, uma esteira automática na expedição, cinco empilhadeiras, plataformas de plástico para o transporte de carga fracionada e 30 estações de trabalho ergonômicas com todos os acessórios para o empacotamento, visando aumentar a produtividade, completam o investimento em equipamentos.
Armazenagem
O centro de distribuição do Submarino, localizado no bairro da Barra Funda, em São Paulo, com 15 mil m2 de área total e 12 mil m2 de área útil recebeu a implantação, no início de setembro, de um sistema de radiofreqüência (RF) fornecido pela Solffactor, empresa de tecnologia. De acordo com Armando Marchesan, diretor de Operações Logísticas do Submarino, após a implantação do RF os ganhos em produtividade já somam 14%. Marchesan informa ainda que, até novembro, está previsto o aumento do número de SKUs no CD para 110 mil, ou 1,3 milhão de produtos estocados – esse número hoje é de 700 mil itens.
E, para garantir que nada falte aos consumidores no período do Natal, a loja virtual está trabalhando com os serviços do operador logístico Metropolitan, em Barueri (SP). Lá, são armazenados itens de linha branca, de maior volume. São 2.000 posições-paletes e, até o fim do ano, espera-se um crescimento entre 30% e 40%.
A distribuição final, uma das etapas mais importantes do processo por ser a que garante a chegada do produto ao consumidor, não foi esquecida. Uma parceria com a Direct Express, um dos 10 parceiros do Submarino na distribuição, vai garantir o uso da tecnologia Wap nos serviços realizados na Grande São Paulo. Com o Wap – tecnologia fornecida pela TIM – o entregador passará informações online, via celular, sobre eventuais ocorrências com a entrega. Marchesan espera em breve estender o serviço a todo o Brasil.
Como em 2003, este ano serão contratados 150 trabalhadores temporário. O tíquete médio – valor médio gasto por cada consumidor – deve subir de R$ 160 para R$ 180.
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