O novo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Manoel Sousa Lima Júnior, anunciou ontem, 31 de janeiro, durante o evento de posse realizado na sede da entidade, em São Paulo, as principais diretrizes de sua gestão para o triênio 2013-2015.
Segundo o executivo, o segmento não vive um mau momento, muito em função da safra recorde que o País registrou. Ele lembra, porém, que alguns aspectos continuam impactando fortemente a atividade. “Nossa principal bandeira está relacionada ao roubo de carga”, afirma. De acordo com Lima, o sindicato irá concentrar esforços internos a fim de levar ao poder público sugestões para minimizar os prejuízos para os transportadores.
Outro ponto relevante em sua gestão, destaca o novo presidente, está relacionado à mobilidade urbana. Lima lamentou, por exemplo, o fato de o prefeito Fernando Haddad declarar que irá apertar a restrição de circulação. Em contrapartida, o presidente do Setcesp comemora outra iniciativa. “O prefeito sinalizou que pode criar uma área específica para cuidar de carga na secretaria de Transportes”, diz.
Para Lima, é fundamental que o poder público ouça o setor de transportes. “Acredito que teremos pela frente um bom relacionamento com o governo municipal”, afirma.
Quanto à atuação da entidade, o presidente destacou a criação de 40 diretorias adjuntas, como transporte de valores, alimentos, bebidas e contêineres. A ideia, conta, é que cada nicho explore suas oportunidades e debata sobre as dificuldades e demandas específicas.