A partir deste mês de março, a Aliança Navegação e Logística passará a escalar o Porto de Zarate, na Argentina, no serviço semanal da cabotagem e Mercosul. A mudança visa atender ao crescimento de demanda das cadeias logísticas que partem e chegam do complexo portuário argentino. As operações têm início amanhã, dia 03, com a atracação do Aliança Maracanã, embarcação com capacidade para 1.500 TEUs. Ao todo, quatro navios serão empregados no serviço, além do Aliança Maracanã, o Aliança Ipanema (1.500 TEUs), Copacabana (1.000 TEUs) e Flamengo (1.000 TEUs).
O novo serviço será semanal e em dias fixos, aos sábados. De acordo com Gustavo Costa, gerente de Cabotagem e Mercosul da Aliança Navegação e Logística, uma análise do mercado mostrou um grande potencial de crescimento nos volumes atuais de Zarate, além de vários clientes que já haviam solicitado a inclusão desta escala. “A partir do Aliança Maracanã, iniciamos o atendimento às demandas dos clientes e a desenvolver o mercado do Mercosul com origem e destino em Zarate”, explica Costa.
Segundo o executivo, os portos com maior fluxo de movimentação junto a Zarate são Santos (SP) e Itaguaí (RJ). A partir deles, o transit time tem duração de seis dias e 7,4 dias, respectivamente. A rotação completa englobará os portos de Zarate, Buenos Aires, Rio Grande (RS), Itapoá (SC), Itaguaí, Vitória, Salvador e Suape (PE).
“A exportação de Zarate é predominantemente do agronegócio, sementes e grãos, e insumos como resinas. Para lá enviamos mais produtos e insumos voltados ao setor industrial que está localizado na área de influência do porto”, comenta Costa. Conforme o executivo, a nova rota escala o segundo maior porto da Argentina e torna-se uma excelente opção para o negócio do país, pois se evita o trânsito congestionado em Buenos Aires. “É um complexo portuário moderno e possui um plano de investimento que garantirá sua ampliação e aumento da capacidade operacional”, finaliza Costa.