A Vale e a ADM fecharam um novo contrato para 2012, que visa o transporte de milho, soja e farelo de soja. As empresas firmaram a negociação do volume que será transportado este ano, somando um total de 215% superior às operações realizadas em 2011, quando foram movimentadas 651 mil toneladas.
O acordo também prevê a utilização de soluções que interliguem ferrovias e terminais ferroviários aos complexos portuários de Ponta da Madeira (MA), Santos (SP) e Tubarão (ES). Segundo Elton Pássaro, gerente geral Comercial da Vale, o contrato propicia não só o transporte de grande volume de carga, mas a utilização constante do sistema logístico da empresa dedicado a terceiros.
No Complexo do Tubarão, a Vale irá transportar para a ADM soja no primeiro semestre e milho no segundo. Para o Porto de Santos, transportará alternadamente soja e farelo de soja. Dessa forma, obtêm-se grande aproveitamento, levando em conta os fatores sazonais e os picos de exportação do mercado.
“Possuímos um grande reconhecimento do mercado pelo transporte de açúcar até Santos. O contrato com a ADM representa nossa entrada em grande escala no transporte de grãos ao mesmo destino”, afirma Pássaro.