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Kuehne + Nagel define estratégias para o Brasil e Mercosul

Empresa especifica suas ações no mercado interno e latino depois de formalizar a aquisição do Grupo Eichenberg
Por Redação em 3 de agosto de 2011 às 11h56 (atualizado em 09/08/2011 às 12h15)
Kuehne + Nagel define estratégias para o Brasil e Mercosul
Ferdinand-Kurt-KN-site
Quinze dias após anunciar ao mercado a concretização do negócio para a compra do Grupo Eichenberg (clique aqui para ler mais), a Kuehne + Nagel reuniu a imprensa ontem, dia 02 de agosto, em Porto Alegre, para divulgar mais detalhes sobre a transação e anunciar as estratégias operacionais para os próximos anos. Ao todo, as companhias estimam que em dois anos o processo de transição estará definido. Os números aguardados após a compra já são anunciados. De acordo com o presidente da Kuehne + Nagel para a América Latina, Ferdinand Kurt, a empresa faturou globalmente, em 2010, cerca de R$ 35 bilhões, com as Américas representando 20% dos negócios. “Com a aquisição, esperamos que a Kuehne + Nagel cresça sua participação em 30% no Brasil e 15% na América Latina, exceto México”, ressalta. O presidente do Grupo Eichenberg, Gérson Eichenberg, tem uma definição curiosa quanto à transação. Para ele, a partir de agora a multinacional estrangeira passa a ter atuação regional, enquanto a organização brasileira torna-se uma empresa nacional. As funções, contudo, estão definidas, ficando sob responsabilidade da Kuehne + Nagel a administração dos negócios e a definição dos focos de atuação. Kurt lembra que a compra faz parte da estratégia de crescimento global da companhia, iniciada no ano de 2009. “Temos observado mercados e o Brasil é um País importante pelas oportunidades e dinâmica da economia”, diz. O executivo conta que o objetivo agora é expandir o portfólio da Kuehne + Nagel no Brasil, passando a atuar na distribuição porta a porta, no modal rodoviário com ativos próprios e expandindo o serviço de armazenagem. Além disso, a meta é reforçar a presença da companhia no Mercosul, região em que a Eichenberg atua fortemente. “Vamos oferecer serviços integrados de logística e temos como meta crescer 20% ao ano até 2014, duplicando nossos negócios”, afirma. Os números consolidados não são divulgados, mas vale lembrar que as operações internacionais representam 46% do faturamento da Eichenberg. Iniciativas O presidente da Kuehne + Nagel Brasil, Michael Jacob, diz que a empresa está preparada para alcançar seus objetivos. Isso porque, explica, existe um plano de implementação e a companhia já possui expertise quanto a aquisições. Ele divulga algumas estratégias. “A ideia é manter a marca Eichenberg, mas no final do ano vamos revisar essa decisão”, informa. Já Kurt é mais enfático. “Apreciamos a marca e vamos ter cuidado para não desperdiçá-la, mas no futuro pretendemos que o brand Eichenberg seja incorporado”, define. Quanto aos investimentos, alguns, já programados, serão mantidos. Sem mais detalhes, o diretor de Contratos Logísticos da Eichenberg, Eduardo Eichenberg, divulga que o armazém de 13 mil m² em Canoas (RS) e uma área de atendimento no polo petroquímico de Triunfo (RS) são algumas ações que serão colocadas em prática. A importância do Rio Grande do Sul fica evidente com o anúncio de Jacob de que Kuehne + Nagel criou um distrito – nomenclatura utilizada na empresa para definir seus focos de atuação – específico para o Estado. “Essa ação está vinculada à aquisição e a demais iniciativas que vamos realizar”, resume. Hoje, a multinacional estrangeira conta, no Brasil, com mais quatro distritos – um responsável pelas operações nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, outro tendo São Paulo sob responsabilidade, um terceiro que gerencia Campinas (SP) e o último que gere o Rio de Janeiro e as Regiões Norte e Nordeste. Como parte de seu plano de expansão global, a Kuehne + Nagel anunciou recentemente a aquisição da companhia holandesa J. van de Put. Clique aqui para ler mais a respeito do negócio.
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