Objetivo é trabalhar em conjunto para padronizar e tornar as operações mais eficientes
A GS1, associação sem fins lucrativos responsável pela padronização de processos de logística e rastreabilidade na cadeia de suprimentos e demanda, assinou um memorando de entendimento com a Universal Postal Union (UPU), organização internacional que coordena as políticas postais de seus países membros – incluindo o Brasil. O acordo formaliza uma cooperação entre as duas entidades para a padronização das operações postais e para a definição de um programa conjunto de normas para o setor.
Um dos principais objetivos do acordo é contribuir para que as empresas de correios façam um uso eficiente do EPC (código eletrônico de produto), um sistema automático de identificação de produtos por meio de RFID (radiofreqüência). A associação já forneceu recomendações e suporte para o novo Sistema de Monitoramento Global da UPU, que utiliza o padrão EPCIS (Electronic Product Code Information Services).
“A GS1 trabalhará com a UPU e as Operadoras de Serviços Postais para fornecer dados confiáveis aos clientes dos correios em itens de postagem e outros serviços de e-commerce por meio do celular ou de outras maneiras. Os padrões vão garantir a compatibilidade, atualização e viabilidade das aplicações oferecidas pelos Correios”, disse Miguel Lopera, presidente e CEO da GS1 durante a cerimônia de assinatura, em Bern, capital da Suíça. “Esse acordo abre caminho para a transmissão de informações na cadeia de suprimentos, especialmente para e-commerce, uma área em que os serviços de correios estão ainda mais ativos”, completou Edouard Dayan, diretor- geral da UPU.
No Brasil, os Correios participam ativamente das reuniões dos grupos de trabalho EPC/RFID coordenadas pela GS1 Brasil, o que, segundo a associação, contribuiu efetivamente para a assinatura do acordo global.
www.gs1.org