Complexo industrial da companhia, em Curitiba, receberá construção de 28,2 mil m²
Em entrevista coletiva realizada ontem, dia 08 de fevereiro, em São Paulo, o presidente da Volvo do Brasil, Roger Alm, anunciou a construção de um novo centro de logística no Paraná, estado sede da companhia sueca na América Latina.
A estrutura, localizada no complexo industrial da Volvo na cidade de Curitiba, será destinada às operações de recebimento, armazenagem e envio de peças de reposição. Os produtos entregues pelos fornecedores brasileiros serão distribuídos tanto no mercado doméstico quanto em operações da Volvo na Bélgica e na Suíça. A nova unidade contará com uma área de 28,2 mil m², sendo que, deste total, 22 mil m² serão destinados à armazenagem. A companhia prevê investimentos de R$ 50 milhões para a construção do espaço e para a compra de equipamentos.
“Com o novo centro, vamos agilizar os processos e melhorar o atendimento aos clientes na área de peças de reposição”, afirmou Alm. Segundo Paulo Turci, gerente de Projetos da Volvo Parts na América do Sul e responsável pela implantação do centro, a nova estrutura vai aumentar a qualidade e diminuir o tempo da movimentação dos materiais. “Vamos expandir todos os nossos recursos atualmente disponíveis para otimizar a gestão da cadeia logística”, projeta o executivo.
Turci ainda faz questão de enaltecer a consciência ambiental da Volvo na construção do novo empreendimento. “Respeito ao meio ambiente é um dos valores essenciais da Volvo, ao lado da segurança e da qualidade”, declarou. O prédio contará com coleta de água de chuva para reuso, energia elétrica gerada a partir de captação de painéis solares, lâmpadas de led econômicas, iluminação translúcida e pátio com piso permeável.
Embora a companhia não revele datas oficiais, a previsão é que as obras iniciem no começo de 2011 com inauguração no próximo ano. A Volvo possui outras estruturas logísticas do mesmo tipo nas cidades de Columbus, nos Estados Unidos, Ghent, na Bélgica, Eskistuna, na Suécia e Seul, na Coréia.
Vendas
A Volvo anunciou ainda que, pela segunda vez consecutiva, o Brasil encerrou o ano de 2010 como o maior mercado mundial de caminhões da companhia. Do total de 18,3 mil veículos comercializados nos países latino americanos, 16,2 mil foram vendidos em terras brasileiras, colocando o país na frente de grandes mercados mundiais, como Estados Unidos e Suécia.
Para Roger Alm, a atividade econômica de setores como a construção civil, os investimentos em infraestrutura, a oferta de crédito e o bom desempenho da agricultura colaboraram decisivamente para que a Volvo atingisse tal crescimento. “O Brasil sempre foi um mercado muito importante para o Grupo Volvo, que vem constantemente investindo no país desde que se instalou aqui, no final dos anos 70”, completou o executivo.
A Volvo encerrou o ano com um faturamento de R$ 6,8 bilhões diante dos R$ 3,9 bilhões obtidos em 2009.
I-Shift
Procurando expandir ainda mais suas operações na América Latina, a Volvo também passará a fabricar no Brasil as caixas de câmbio eletrônicas I-Shift e o motor de 11 litros que equipa os caminhões da companhia. Para tanto, serão investidos R$ 25 milhões.
A caixa I-Shift consiste em câmbios automatizados que não possuem pedal de embreagem. O motorista utiliza somente os pedais de aceleração e de freio, eliminando qualquer preocupação com as marchas. Além de garantir precisão e suavidade nas trocas, a I-Shift demanda menos manutenção que as caixas de câmbio comuns.
Atualmente, as caixas são importadas da fábrica da Volvo na cidade de Köping, na Suécia, sede mundial do Grupo. Em 2010, 60% dos caminhões da companhia saíram da linha de produção equipados com a tecnologia I-Shift.