Com uma previsão de crescimento na casa dos 20% para este ano, o Expresso Araçatuba investe na renovação e ampliação da frota um total de R$ 13,8 milhões. Somente da Scania, foram comprados 34 cavalos mecânicos, modelo P114, de 330 cavalos, totalizando R$ 7,4 milhões em investimentos. A opção pelos cavalos mecânicos da Scania, explica Oswaldo Castro Jr., diretor geral da Expresso Araçatuba, envolve questões qualitativas: melhor opção técnica – relação custo benefício; performance – custo por quilômetro; durabilidade mais valor de revenda e o agregado tecnológico, sendo o da Scania o mais compatível com o que a Araçatuba buscava.
Os novos veículos serão utilizados nas rotas expressas para Brasília, Campo Grande, Goiânia, Cuiabá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco e Belém, além de atuarem nas rotas internacionais para a Argentina e Chile. As áreas de informática, treinamento e instalações não foram esquecidas. Os investimentos são de R$ 1 milhão, 500 mil e 600 mil, respectivamente.
Assegurar a liderança é a meta da transportadora, principalmente em tempos de abertura de novos caminhos. É que a empresa está desbravando novas rotas, como a estrada Cuiabá a Santarém. Se tudo der certo, a primeira viagem sairá no próximo dia sete de setembro.
A Scania fornecerá ainda os veículos – dois cavalos mecânicos R124 GA 4x2, motor eletrônicos de 400 cavalos – para as rotas do Projeto Pacífico, que une o Brasil aos países andinos e do Mercosul. Se para o Expresso Araçatuba a compra dos caminhões Scania foi o melhor negócio, do lado de lá não é diferente. Para a montadora, o aumento das vendas está ligado ao agronegócio e ao incremento nas exportações do país. Em 2004, a Scania produzirá 15 mil veículos, e as exportações mensais batem os 60%.
A Golden Cargo, empresa do Grupo Arex, controlador do Expresso Araçatuba, também amplia a frota com a compra de 62 caminhões, entre cavalos mecânicos, trucks, tocos e leves. Do total, 10 cavalos mecâncios são da marca Scania, modelo P114, no valor de R$ 2,1 milhões.
De acordo com Mauri Mendes, diretor comercial da Golden Cargo, o sucesso da experiência poderá acarretar a compra de mais 30 equipamentos Scania no próximo ano. Serão investidos R$ 1,5 milhão em carrocerias, R$ 620 mil em rastreamento, R$ 60 mil para pintura da nova frota e R$ 300 mil para repintura da frota atual.