R$ 141 milhões deverão ser investidos nas obras e aquisição de novos equipamentos para movimentação de contêineres
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) anunciou ontem que investirá R$ 141 milhões na aquisição de novos equipamentos e em obras de infraestrutura para a ampliação do cais do Porto de Paranaguá.
O projeto de expansão está previsto no contrato firmado entre o TCP e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Os investimentos já foram aprovados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP). “A intenção é adequar o Terminal à crescente demanda do mercado internacional, aumentando nossa capacidade de performance e respondendo às novas necessidades de tráfego, já que os navios de contêineres estão cada vez maiores”, explica o diretor-superintendente da empresa, Juarez Moraes e Silva.
Os investimentos da companhia têm como justificativa a projeção de aumento de 50% na produtividade nos próximos dois anos, levando o Paraná a responder pela movimentação de um milhão de contêineres já em 2012. Atualmente, a média de contêineres movimentados no Paraná todos os anos é de 700 mil – participação equivalente a 7% no cenário nacional.
O TCP movimentou, entre janeiro e setembro deste ano, mais de 485 mil TEUs. A expectativa da companhia é alcançar, até dezembro, um crescimento de 12% na comparação com o ano de 2009, quando foram movimentadas 606 mil unidades. Para 2012, com todas as melhorias implementadas, a previsão é dobrar este número
Estrutura
Com a ampliação de 315 metros do cais o TCP passará a ter 880 metros, permitindo a atracação simultânea de três navios porta-contêineres, o que colocará Paranaguá entre os maiores portos de cargas conteinerizadas da América Latina. “Com a obra, poderemos atender a demanda reprimida que hoje não conseguimos, pois não temos janelas de atracação livres, o que faz com que a rota seja desviada para outros terminais. Teremos, então, um aumento de 25% na nossa movimentação atual”, prevê Silva.
Além do terceiro berço de atracação, a empresa vai construir, na extremidade leste, estruturas independentes da linha do cais para receber navios de veículos. Serão três douphins de atracação e um douphin de amarração, seguindo o modelo já existente.
As obras de ampliação no cais devem gerar aproximadamente 200 empregos diretos e 100 indiretos durante sua execução. Depois de concluídas, mais de 90 trabalhadores devem ser contratados diretamente e mais 500 vagas de trabalho serão criadas de forma indireta.
Equipamentos
Um novo portêiner (guindaste de grande porte utilizado para carregar e descarregar contêineres em navios), o quarto do TCP, começará a funcionar já no mês de novembro. A companhia pretende ainda contratar outros dois portêineres, totalizando seis equipamentos, o dobro do número atual.
O TCP efetuará também a compra de seis transtêineres (utilizados para empilhar e estocar contêineres na área de armazenagem), dez terminal tractors (caminhões específicos para o transporte de contêineres), dez terminal trailers (carretas para movimentação da carga conteinerizada) e duas reach stackers (equipamentos para manobra de contêineres).
Além disso, 528 tomadas para o funcionamento de contêineres refrigerados, chamados de reefer, serão instaladas no terminal. Com isso, sobe para 3.340 o número de pontos de energia disponíveis para manter cargas congeladas. Atualmente, o Paraná é líder nacional na exportação de frango congelado e responde por 1/3 de toda carne comercializada pelo Brasil com os países importadores.