Ibovespa
130.499,26 pts
(-0,22%)
Dólar comercial
R$ 5,70
(0,68%)
Dólar turismo
R$ 5,91
(0,32%)
Euro
R$ 6,19
(1,01%)

CVRD e Centronorte assinam protocolo de intenções

Por Redação em 26 de maio de 2004 às 13h44 (atualizado em 02/05/2011 às 15h40)

Serão investidos R$ 10 milhões num novo corredor logístico para o transporte de granito do norte do Espírito Santo para a capital Vitória. Uma das ações na região é a construção do Terminal Rodoferroviário de Cargas de Colatina, também no estado capixaba. Hoje, 26 de maio, as empresas assinam protocolo de intenções do projeto. O objetivo é agilizar o escoamento de cargas de Colatina, permitindo a integração da ferrovia Estrada de Ferro de Vitória e Minas (EFVM) com as rodovias BR 259 e ES 080 (rodovia do café) e consolidar uma nova alternativa logística para o estado.

A Vale investirá R$ 8 milhões na compra de vagões e locomotivas, além de material metálico, e a Centronorte Logística arcará com os R$ 2 milhões restantes. O terreno que abrigará o Terminal Rodoferroviário foi adquirido pela Centronorte e localiza-se a 12 quilômetros do centro de Colatina. Com área de 240 mil metros quadrados, a previsão é de que as obras estejam concluídas em 12 meses. Após erguido, é esperado que o Terminal movimente 650 mil toneladas de carga ao ano, como blocos de granito, madeira e cargas conteneirizadas.

Além de fornecer o terreno, a Centronorte Logística também é responsável pelo projeto executivo, pelas obras de infra-estrutura e pelo lançamento da superestrutura ferroviária.
À Vale do Rio Doce, caberá o fornecimento dos materiais para a via férrea, incluindo-se os vagões e locomotivas. Para a empreitada, as empresas têm o apoio do Governo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura Municipal de Colatina.

Vale e Centronorte realizaram um levantamento e detectaram excesso de cargas movimentadas por carretas em rodovias no Espírito Santo. Assim, acredita-se que o terminal contribuirá para a criação de um novo pólo logístico no Estado, com a integração dos serviços de transporte rodoviário e movimentação de cargas aos de transporte ferroviário.

Mauro Dias, diretor comercial de Logística da CVRD, endossa que o pólo logístico ampliará a competitividade do granito e demais produtos exportados, uma vez que a Estrada de Ferro Vitória a Minas estabelecerá uma conexão entre o Terminal e os portos do Estado do Espírito Santo, em especial o Terminal de Vila Velha (TVV).

Wilman Menezes, da Centronorte Logística, acredita que a obra contribuirá com a migração da carga do modal rodoviário para o ferroviário. Uma alternativa estratégica já que possibilitará a captação de grandes volumes de carga.

www.cvrd.com.br
www.centronorte.com.br

 

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar