Empresa adota uso de energia alternativa para entrega de remessas nos EUA
Engrossando o coro das companhias ecologicamente corretas, a FedEx Express, empresa americana de transporte expresso de correspondências e mercadorias anunciou, este mês, a expansão de sua frota de veículos com caminhões totalmente elétricos.
Os quatro caminhões customizados são os primeiros completamente elétricos da companhia e devem começar a rodar na área de Los Angeles (EUA) no próximo mês de junho, unindo-se aos mais de 1.800 veículos com energia alternativa já em serviço para a FedEx em todo o mundo.
O vice-presidente de Veículos Globais da FedEx, John Formisano, lembra que esse não foi o primeiro investimento da empresa em medidas que colaboram para a preservação do meio ambiente. “Em 2004 fomos a primeira empresa global a investir em caminhões comerciais híbrido-elétricos, e agora implementamos os caminhões de entrega de remessa totalmente elétricos, que são ainda mais limpos ", diz.
Os veículos estão sendo adquiridos de dois fornecedores diferentes para avaliar a tecnologia e o desempenho de cada um, conforme as exigências das entregas na área de Los Angeles. Todos foram projetados para permitir que a bateria dure por turnos de oito horas de entrega, antes que precise ser reabastecida.
Um protótipo totalmente elétrico do veículo foi lançado em um evento em Chicago, dando início a um tour de demonstração da tecnologia. Durante o evento, o veículo cruzou trechos da histórica Rota 66, entre Chicago e Los Angeles, sendo operado por clientes, funcionários da FedEx e autoridades locais.
O tour de demonstração também foi planejado para enfatizar uma iniciativa nacional defendida pelo presidente e chaiman e CEO da FedEx, Frederick W. Smith que, em fevereiro desse ano, solicitou a um subcomitê do senado americano um amplo programa para estimular a eletrificação com preço acessível para o transporte local visando maior produção de energia doméstica, menor dependência do petróleo importado e uma redução geral nas emissões de gases de efeito estufa.
Na opinião do vice-presidente de assuntos ambientais e de sustentabilidade da FedEx, Mitch Jackson, os caminhões elétricos ainda estão engatinhando, mas certamente terão um futuro brilhante no mix de veículos com energia alternativa. “Testaremos esses caminhões para ajudar os fabricantes a aprimorarem suas ofertas vindouras. No futuro, enxergamos a possibilidade de reabastecimento de frotas de veículos elétricos com eletricidade de baixa emissão ou emissão zero gerada no local, através de inovações como painéis solares elétricos”, exemplifica.
Os executivos esperam que até o final de junho, a frota com energia alternativa da Fedex tenha crescido para 1.869 veículos em serviço em todo o mundo, ajudando a diversificar e ampliar o mercado de veículos totalmente elétricos e híbrido-elétricos pelo planeta.
A empresa também se comprometeu a melhorar a eficiência geral de combustível nos seus veículos em 20% até 2020. A frota de veículos híbridos da FedEx recentemente ultrapassou a marca dos cinco milhões de serviços diários - o equivalente a 200 viagens em torno do Equador.