Empresa fará gestão logística do abastecimento de 8 aeroportos brasileiros
Mesmo com uma história recente no mercado logístico, a Aqces conseguiu fechar um contrato com a Shell, no valor de R$ 30 milhões ao ano, para gerir a operação logística de combustível de aviação para oito aeroportos do país, sendo cinco deles no Nordeste, dois no Sudeste e um no Distrito Federal.
A operação começou a vigorar em fevereiro, apenas dois meses após as primeiras negociações. “Cobrimos todos os pontos de atenção e demos o start dentro do prazo solicitado pelo cliente, mesmo com feriados de final de ano no meio”, conta Roberto Vidal, diretor presidente da Aqces.
Para essa operação, considerada pesada e complexa por envolver abastecimento de aeroportos com muito movimento, a empresa contratou mais 112 profissionais e investiu em 43 conjuntos de equipamentos, entre eles, os super bitrem e carretas de última geração que serão utilizadas para movimentar aproximadamente 24 milhões de litros de combustíveis Jet Fuel/mês.
O contrato também inclui a operação Magnesita, que consiste em transportar 5.200 toneladas de óleo combustível/mês, entre a base da Shell em Madre de Deus, para Brumado, ambas na Bahia, em um percurso de 1.050km, funcionando 24 horas por dia. A Aqces é responsável, ainda, pela gestão logística do abastecimento de 1,3 milhão de litros de óleo diesel/mês na operação RPM em Paracatu, Minas Gerais.
A Aqces surgiu no fim do ano passado, como resultado da aquisição feita pela Green Capital – gestora de fundos de investimento do Grupo GPS – de duas das três companhias que compunham o Grupo Barci: a Barci Cargo Logística, operadora com atuação nacional e a Barci Transporte e Logística, responsável pela área de logística internacional. A empresa está organizada, a princípio, em duas unidades de negócios, uma de Comércio Exterior e outra, chamada Alta Perfomance, voltada para projetos fechados, com arquitetura de operações logísticas de ponta a ponta.
Na opinião de Vidal, o contrato com a Shell, uma empresa com alto padrão de qualidade e rigidez, reforça o preparo e comprometimento da Aqces que chegou ao mercado com uma sólida estratégia de crescimento. “Além de profissionais gabaritados, temos o conhecimento e as ferramentas necessárias para montar um desenho logístico de alta qualidade, confiabilidade e segurança”, finaliza.