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Nadir Figueiredo é o novo cliente da ID Logistics

Por Redação em 16 de setembro de 2009 às 11h07 (atualizado em 14/04/2011 às 12h24)

Contrato marca entrada do operador logístico em um novo segmento

Seguindo a premissa de que a Cris econômica pode representar grandes oportunidades, a operadora de origem francesa ID Logistics comemora seu mais novo contrato, que marca também sua entrada em um novo segmento de mercado: o de vidros e cristais. Trata-se da Nadir Figueiredo, uma das mais tradicionais empresas brasileiras do setor, para a qual a ID passa a prestar serviços de recebimento de produtos acabados saídos da linha de produção, paletização, armazenagem, gestão de estoques, movimentação interna e disponibilização dos produtos para expedição. O contrato foi assinado em julho e as operações tiveram início em 10 de agosto, quando entrou em operação a nova fábrica da Nadir Figueiredo em Suzano (SP). A empresa possui outra planta industrial no bairro de Vila Maria, na capital paulista, operada por outro parceiro logístico, que será pouco a pouco desativada.

Para atender ao novo cliente, a ID investiu R$ 540 mil, principalmente em tecnologia e contratação e preparação da mão de obra. Para controle das operações, foi instalado o sistema WMS Infor, que opera por radiofrequência. Os equipamentos de movimentação pertencem à própria Nadir Figueiredo.

O diretor-geral da ID Logistics no Brasil, Nicolas Derouin, destacou a importância deste contrato para a empresa. “Além de ser nosso segundo cliente genuinamente brasileiro, ao lado da Casa Show, trata-se de uma empresa tradicional, com quase um século de atividades e líder no segmento de utilidades domésticas em vidro”, afirmou, ressaltando que a filial brasileira está à frente das demais unidades do grupo no setor industrial, uma vez que internacionalmente – inclusive na matriz – o foco sempre esteve mais voltado para o varejo. “Acabamos levando esta expertise aqui do Brasil para as outras unidades da ID”, coloca o executivo.

A nova fábrica da Nadir Figueiredo tem área total de 200 mil metros quadrados e expedição inicial de 12 mil paletes por mês. Como os fornos funcionam ininterruptamente, a produção é constante, embora as vendas tenham certa sazonalidade. Por este motivo, parte da produção sai diretamente das linhas para pulmões de expedição e parte é armazenada para os períodos de pico.

Derouin acredita que, a exemplo do que ocorreu com outros clientes, o escopo das operações com a fabricante de vidros irá crescer. “Já estamos fazendo alguma coisa na área de insumos e embalagens e esperamos acrescentar ainda mais atividades”. Além disso, o volume de produção da fábrica deverá crescer conforme a planta antiga for sendo desativada, o que seguirá o final da vida útil dos fornos, até 2015. Por isso, ele espera que a participação deste novo contrato no faturamento da ID saia dos atuais 2% para perto de 8%.

Derouin credita este contrato a vários fatores, com destaque para a proximidade com o cliente em termos de oferecer um canal privilegiado de comunicação e compartilhar cultura e valores. “Além disso, trazemos um grande aporte de tecnologia e inovação”.

Crescimento

Além da Nadir Figueiredo, a ID comemora também o aumento das atividades em um cliente já existente, a multinacional do setor alimentício Danone, pra a qual passou a oferecer também toda a gestão de matérias-primas e o abastecimento das linhas de produção da fábrica da empresa em Poços de Caldas (MG). As atividades vêm se somar aos serviços de armazenagem, preparação e expedição de produtos acabados na mesma unidade. “Isto vem ao encontro de nossa filosofia, de oferecer serviços integrados para nossos clientes, o que propicia ganhos de sinergia e maior controle e eficiência nas operações”, destacou Derouin.

Ele ressalta que este ano, apesar da crise e da concorrência ainda mais acirrada, tem sido muito bom para a operadora, que teve contratos ampliados e ganhou novos clientes, como a empresa do setor de construção Casa Show, do Rio de Janeiro. Agora, sua carteira conta com clientes diversificados, como o Carrefour, Leroy Merlin, Arvin Meritor, Chevron Texaco e AmBev, além de Danone, Casa Show e agora a Nadir Figueiredo.

“Além dos novos contratos e novos setores atendidos, este ano foi de grandes oportunidades para quebrar paradigmas. Com a crise, os clientes precisaram de projetos de reengenharia e ficaram mais abertos a inovar nos processos, em busca de redução de custos e otimização. Além disso, muitas empresas que não terceirizavam reavaliaram esta decisão, e tivermos um crescimento importante do número de projetos”, informou o executivo.

Com os novos contratos e operações, a expectativa da empresa para este ano está mais otimista. A projeção de crescimento do faturamento para 2009, que era de cerca de 15%, foi ampliada para entre 18 e 20%, apontando para um faturamento entre R$ 85 e 90 milhões.

No mercado externo, onde a ID está presente em dez países, ele afirma que algumas novas operações acabaram por compensar a queda em setores mais atingidos, com exceção dos mercados da Espanha e Argentina, que sentiram mais a crise. A filial brasileira já representa hoje a segunda maior operação do grupo, atrás apenas da matriz na França. O faturamento mundial da ID em 2008 foi de R$ 930 milhões.

www.id-logistics.com

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