Dispositivo aumenta a envergadura da aeronave, melhorando sua eficiência, o que gera uma economia de combustível de até 5% em um voo de oito horas
A ABSA Cargo Airline começou a voar com winglets nas asas de uma de suas aeronaves, um Boeing 767-300 – o primeiro no mundo a utilizar o dispositivo, a fim de alcançar maior eficiência aerodinâmica, reduzir gastos com combustíveis e diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera. O início da operação com o uso do equipamento foi em 25 de agosto, e a companhia já prevê sua instalação em um segundo cargueiro da frota até janeiro de 2010.
O winglet é um dispositivo de 3,4 metros de altura que, instalado na extremidade de cada uma das asas do avião, aumenta sua envergadura diminuindo, assim, o arrasto aerodinâmico. A simples adoção do equipamento aumenta a eficiência da aeronave, que chega a reduzir em 5% o consumo de querosene em uma viagem de oito horas, como a rota Campinas-Miami, por exemplo. Isso equivale, em média, a 2,8 mil litros de combustível a menos por viagem, resultando em economia anual de 2 milhões de litros por cargueiro.
A instalação dos winglets, realizada em quase 20 dias, durante a revisão anual a cada 6 mil horas de voo, custou à ABSA US$ 1,3 milhão. Mas, segundo os cálculos da empresa, o valor do investimento será recuperado em um ano e meio de operação, em projeção feita com base no preço do petróleo hoje.