Aumento da demanda brasileira gera, não só recuperação da freqüência, mas ainda a criação de um oitavo voo semanal a partir de agosto
A Lufthansa Cargo retomou, no início de julho, a freqüência de vôos que mantinha entre Brasil e Alemanha, e que havia diminuído no início de 2009, em razão da crise econômica mundial. Desde o último dia 7, a companhia voltou a ter voos diários entre os dois países, agora com seis operações semanais de exportação e importação com base em Campinas (SP) e uma com base em Curitiba. A partir de 6 de agosto, no entanto, serão oito operações semanais, com a inauguração de mais uma viagem com parada na capital paranaense.
“No começo do ano registramos uma queda, sobretudo na importação, da ordem de 40% em relação à média que vinha sendo praticada em 2008. Esse desaquecimento foi a causa do corte que fizemos então, de voos diários para três por semana”, justifica Cleverton Vighy, country manager da Lufthansa Cargo no Brasil. “Agora recuperamos essa demanda a um patamar de apenas 5% abaixo daquela média, o que nos possibilita essa retomada”, informa o executivo. Segundo ele, as viagens voltaram a movimentar aproximadamente 80 toneladas cada, das cerca de 90 permitidas em aviões cargueiro MD11. “Entre janeiro e março chegamos a ter voos difíceis, com menos de 50 toneladas”, relembra.
Perspectiva
A companhia comemora a recuperação da demanda e o aumento na freqüência semanal dos voos entre os dois países, mas afirma que, por enquanto, não estão previstas novas operações. “Nós fazemos duas revisões anuais de praxe na malha aérea; uma em abril e outra em novembro. Para a próxima análise, a tendência é mantermos esta periodicidade”, diz Vighy.