Com o aval da secretaria do meio ambiente, obras de implantação do Píer IV no terminal de São Luís devem começar em outubro próximo
A Vale divulgou esta semana que recebeu, no dia 17 de julho, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão, a Licença de Instalação do Píer IV no Terminal de Ponta da Madeira, em São Luís. A construção do novo cais vai aumentar a capacidade do porto em 100 milhões de toneladas por ano e faz parte de um programa de capacitação do sistema logístico da companhia na região norte que, ao todo, vai consumir US$ 2 bilhões. A previsão é de que as obras tenham início em outubro próximo, e que parte da estrutura já esteja pronta e funcionando em 2012. A meta de conclusão dos trabalhos, quando todo o potencial estiver em operação, é 2015.
O Píer IV terá profundidade mínima de 25 metros, dois berços de atracação e ponte de acesso de 1.620 metros de extensão. Será capaz de receber navios de até 400 mil TPB – Toneladas de Peso Bruto, de carregar até dois navios simultaneamente e 53 embarcações por mês. O novo píer será instalado no segundo maior porto em movimentação no país. O Terminal de Ponta da Madeira tem hoje três docas – o Píer I, com 23 metros de profundidade, o II com 18 metros e o III com 23 metros – e recebe navios graneleiros de até 365 mil TPB, como o Berge Stahl, maior embarcação do tipo no mundo, e que só desenvolve toda a sua capacidade nos portos de Ponta da Madeira e de Roterdã, na Holanda.
A Vale informa que contratará principalmente mão de obra local para a construção do Píer IV, oferecendo inclusive, cursos profissionalizantes gratuitos para atender à demanda por profissionais qualificados. A empresa estima que a execução do serviço exigirá cerca de 800 trabalhadores em média, mas que pode chegar a 2.500 funcionários em momentos de pico da construção – serão 182 novas vagas quando o novo cais entrar em operação. Além de movimentar o mercado de trabalho maranhense, a construção deve incrementar a arrecadação de impostos no estado, prevista em R$ 124 milhões. Durante a construção do Píer III, 85% das parceiras contratadas pela companhia eram locais.
Meio Ambiente
Os levantamentos socioambientais realizados para o projeto demonstraram que os possíveis impactos causados pela implantação e operação do novo píer podem ser monitorados, abrandados e compensados. O projeto inclui, por exemplo, sistema de reaproveitamento das águas das chuvas e equipamentos para tratar efluentes gerados no local. Também como medida de controle ambiental, a Vale prevê o uso de correias transportadoras fechadas, para evitar que o minério entre em contato com o meio ambiente.